Quem tem alguma afinidade com as áreas de comunicação e/ou tecnologia, provavelmente já pensou em ingressar na carreira de marketing digital, não é verdade?
E pode ser que mesmo quem não tenha tanta proximidade com esses segmentos, já tenha tido vontade em algum momento de se aventurar nesse universo.
Afinal, o marketing digital se expandiu muito nos últimos anos e hoje apresenta diversas oportunidades e subáreas a serem exploradas por diferentes profissionais, desde a criação e o envio de e-mail marketing até a análise de métricas.
Mas será que realmente vale a pena investir nessa carreira? Quais são as possibilidades dentro dessa área? A resposta para essas e outras perguntas você encontra neste conteúdo. Boa leitura!
O que é marketing digital?
O marketing digital consiste em um conjunto de ações e estratégias que tem a finalidade de promover um produto, um serviço e/ou uma marca por meio das mídias digitais.
Ou seja, é por meio desses canais online que as empresas se comunicam com o seu público, estreitam os relacionamentos, procuram solucionar suas dores e comercializam.
Vale dizer que alguns dos canais digitais mais utilizados pelos profissionais de marketing digital a fim de cumprir com esses objetivos são:
- Sites;
- Redes sociais;
- Blogs;
- E-mails;
- Motores de busca;
- Landing pages;
- Entre outros.
Quais são as possibilidades na carreira de marketing digital?
Como já falamos, as possibilidades para quem quer seguir carreira no marketing digital são inúmeras. Isso porque, além de existirem diversos canais digitais para operar, existem diferentes estratégias que precisam ser implementadas.
Portanto, se você tem interesse em trabalhar na área, é importante conhecer as principais profissões no segmento para escolher, então, aquela com a qual você mais se identifica. Por isso, listamos as principais oportunidades.
1. Social media
O social media é aquele profissional que atua especificamente com as redes sociais. Sua função é planejar, criar e postar conteúdos em diversas redes, como Instagram, TikTok, entre outras que fizerem parte da estratégia da empresa.
Além disso, ele deve interagir com o público para estreitar o relacionamento da marca com os seus seguidores, gerenciar as ações e monitorar as métricas.
Portanto, é necessário ser dinâmico e estar sempre atento às tendências de mercado.
2. Analista SEO
Trabalhar com o SEO é uma outra possibilidade dentro do marketing digital.
Aqui, o profissional precisa entender muito bem sobre as técnicas de otimização para mecanismos de buscas e dos algoritmos dos buscadores, pois é a partir disso que ele fará com que o site alcance mais pessoas.
Ou seja, sua atividade será monitorar o site, posicioná-lo nas primeiras posições dos buscadores, aumentar o seu tráfego, entre outras funções similares que impactarão diretamente na divulgação e nas vendas de um negócio.
3. Designer
Esse profissional também é peça-chave nas estratégias de marketing de uma empresa. Isso porque, ele precisa tornar a experiência do usuário mais agradável por meio do layout e da estética do site e de posts para redes sociais.
Ou seja, é ele que desenvolverá e colocará em prática toda a identidade visual de uma marca para passar mensagens importantes aos consumidores.
4. Analista de métricas
Todo negócio precisa analisar as métricas das plataformas da empresa, como sites e redes sociais, para saber se as ações tomadas estão realmente surtindo efeito.
Nesse sentido, o analista de métricas é o responsável por monitorar as métricas e KPIs para saber quais estratégias de marketing podem ser mantidas e quais devem ser modificadas.
5. Produtor de conteúdo
Aqui temos mais um profissional importantíssimo na área de marketing digital de uma empresa: o produtor de conteúdo. Ele é o responsável por realizar a comunicação escrita da empresa.
No entanto, é importante saber que há uma segmentação muito grande dentro dessa carreira. Isso porque, um produtor de conteúdo pode:
- Escrever artigos para blog com foco em SEO;
- Escrever e-books;
- Produzir conteúdo para landing page e posts de redes sociais utilizando as técnicas de copywriting;
- Escrever campanhas de e-mail marketing;
- Escrever roteiro para vídeos;
- E muito mais!
Mas independente de qual seja o segmento que você siga na produção de conteúdo, saiba que é necessário conhecer muito bem o público-alvo da empresa para gerar engajamento e aumentar o tráfego orgânico das plataformas.
6. Gestor de tráfego
E se o tráfego orgânico é importante, saiba que o pago também é. Por isso mesmo, o gestor de tráfego se torna um profissional-chave nesse meio, uma vez que é o responsável por gerenciar os anúncios da empresa.
Além desse gerenciamento, ele precisa garantir que cada um dos anúncios promovidos cheguem às pessoas certas, ou seja, aquelas que têm alguma chance de se tornarem clientes do negócio.
7. Analista de dados
Um outro profissional importante dentro de todas as áreas de uma empresa, inclusive no marketing digital, é o analista de dados.
Isso porque, considerando que os dados provenientes dos sistemas não são tão simples de entender, é necessário alguém para traduzi-los.
Assim, o analista deverá interpretar planilhas e dados obtidos dos canais digitais e traduzi-los para que os outros profissionais possam fazer a leitura e, então, direcionar as estratégias e ações de marketing.
Vale a pena investir nesta carreira?
Agora que você já conhece algumas das principais possibilidades de atuar no marketing digital, deve estar se perguntando se vale a pena investir nessa carreira, não é?
E a resposta é sim! Se você se enxergou atuando dentro de alguma das profissões que listamos anteriormente, vale a pena investir na área, porque:
- Nessa carreira, o crescimento pode ser bem rápido;
- Há uma alta demanda por profissionais da área;
- É um setor que costuma pagar bem, principalmente por casa das demandas;
- É possível ingressar na área sem uma faculdade no ramo, apenas com cursos especializados;
- Boa parte dos cargos permite que você trabalhe de qualquer lugar do mundo, ou seja, você tem flexibilidade de espaço e tempo;
- Permite que você tenha conhecimento para abrir o seu próprio negócio e se torne um empreendedor de sucesso.
Ou seja, razões não faltam para investir na carreira de marketing digital. Falta agora você correr atrás de conhecimento para dar o primeiro passo nesse setor.
Conteúdo produzido pelo site HeroSpark