A tecnologia está presente nas nossas vidas desde o momento em que acordamos, até quando vamos dormir. Muita gente, ao acordar, já vai procurando logo o celular, sem nem abrir os olhos, outras só dormem depois de algumas horinhas com os olhos nas telas. O hábito, comum em todas as faixas etárias, pode ser muito nocivo à saúde ocular. Tudo na vida precisa de equilíbrio e por isso é importante também descansar os olhos de tanta exposição.
Um empurrãozinho da pandemia
A pandemia de Covid-19 sacudiu o mundo de cabeça para baixo e mudou o hábito das pessoas e principalmente dos estudantes. Uma das mudanças foi o tempo que passamos diante de aparelhos eletrônicos, com o trabalho remoto e os estudos no formato EAD.
O Painel TIC covid-19 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgou na sua terceira edição dados que corroboram com estas afirmações. De acordo com a pesquisa, cerca de 82% dos estudantes entrevistados passaram a assistir aulas remotamente, enquanto 86% dos trabalhadores revelaram fazer uso do celular durante o trabalho.
Olhos cansados
O brasileiro passa uma média de 9 horas e 17 minutos por dia conectado à internet, foi o que revelou um relatório publicado em 2021 pela Hootsuite e We Are Social. Além disso, de acordo com um estudo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 70% dos médicos entrevistados identificaram a progressão fora do comum de miopia em crianças entre 2020 e 2021. O que comprova que a exposição excessiva às telas traz muitos danos à saúde dos olhos.
A maior dependência de dispositivos móveis pela população preocupa os oftalmologistas, uma vez que as pessoas se habituaram a fazer praticamente tudo remotamente e quanto maior o esforço visual, maior será a incidência de doenças oculares.
As consequências
Mas por que a luz azul emitida pelas telas de TVs, computadores, celulares e tablets são tão prejudiciais à visão? É que a longo prazo tais luzes promovem estresse oxidativo nas células da retina e causam danos, o que aumenta o risco de degeneração macular e pode até levar à cegueira.
Não é que a luz do computador em si faça mal à saúde ocular, o problema está na exposição excessiva. Cansaço ocular, visão turva, vermelhidão e ressecamento dos olhos são outras consequências para os olhos que podem surgir a partir do uso excessivo de dispositivos eletrônicos. Além disso, tais iluminações quando expostas aos olhos induzem o corpo a bloquear a produção de melatonina, o que pode resultar em insônia, mau humor, cansaço, diabetes, depressão, dentre outros distúrbios.
Para quem já sofre com doenças como miopia e hipermetropia, a situação pode se agravar. Por isso, é importante ir regularmente ao oftalmologista para manter os exames em dias.
Um descanso para a vista
Com tantos malefícios para a saúde ocular que a exposição a luzes de aparelhos eletrônicos pode causar, a forma de prevenção e cuidado é o equilíbrio. Mesmo quem trabalha o dia todo em frente ao computador pode fazer algumas pausas para não sobrecarregar as vistas. O ideal é fazer um intervalo de vinte minutos a cada duas horas de exposição.
Um hábito muito importante e saudável para os olhos é piscar. Então, mesmo quando estiver muito concentrado na tela de um computador ou celular, lembre-se de piscar. Tal atitude ajuda a lubrificar a superfície ocular. Quando nos esquecemos, os olhos ressecam e ficam suscetíveis a inflamações.
Outros cuidados
Temos o hábito de ficar com o rosto muito próximo às telas e isso faz muito mal à saúde ocular. Então uma dica valiosa que especialistas indicam é colocar o computador a uma distância de 50 a 60 centímetros do rosto. Além disso, é importante deixar a tela do computador na altura dos olhos, caso contrário, a musculatura do olho será forçada, o que deixará a mucosa ressecada. Ajustar o tamanho das fontes e a luminosidade da tela, para que haja conforto visual é uma dica que vale ouro também.
Alimentação para cuidar dos olhos
Cuidar da alimentação também é uma excelente medida. Frutas vermelhas ou roxas são ricas em vitamina C, que é excelente para a visão. Já os alimentos alaranjados são ricos em
vitamina A e betacaroteno, que fazem muito bem à saúde dos olhos. Alimentos ricos em ômega-3, oleaginosas, cenoura e todos os vegetais verdes são excelentes também, retardam e previnem doenças como cataratas e degeneração macular. A maca peruana, rica nas vitaminas A e C, também pode ser adicionada à dieta, pois além de fazer bem aos olhos, é um alimento que auxilia muito o metabolismo.
Conteúdo produzido pelo site Conversion