Planejar os estudos é sempre um dos principais desafios de um estudante. Sobretudo quando se fala a respeito de organização, existem vários métodos capazes de melhorar a compreensão dos estudos e ainda auxiliar no alívio da ansiedade, visando aprimorar o foco. O que muitas pessoas se esquecem, porém, é que o ambiente em que você estuda também faz toda a diferença na hora de assimilar os conteúdos!
Se você está sempre estudando em um ambiente desconfortável, com uma cadeira longe de estar no recomendado para ergonomia, e, pior, em um ambiente desorganizado, isso pode impactar negativamente a sua rotina de estudos. Consequentemente, o seu desempenho também fica prejudicado.
Para te ajudar, separamos aqui dicas para você criar o ambiente perfeito para a sua rotina de estudos!
Torne o lugar confortável para você
E, para ser confortável, não significa que você terá que enchê-lo de poltronas ou que tenha uma cama disponível! Confortável significa, primeiramente, fazer com que você se sinta bem naquele ambiente. A organização e a disposição dos móveis, as cores e até a iluminação podem impactar nos seus sentimentos.
Priorize sempre cores mais neutras, misturadas a cores mais vibrantes, para dar um aspecto mais positivo ao ambiente. Os móveis devem estar dispostos de uma maneira que haja uma boa circulação, e prateleiras e gavetas são sempre bem-vindas (bem como um pequeno espaço para descanso).
Determine os exatos recursos para estudar
Para que você tenha tudo o que precisa ao seu dispor, é muito importante que o ambiente de estudos forneça todos os recursos necessários. Por exemplo, vale a pena você manter uma pequena biblioteca, com livros organizados em prateleiras, se você dificilmente consultará um dos livros? Você realmente precisa de um estojo com canetas de diversas cores, tamanhos e texturas?
Avalie a real necessidade dos recursos e priorize o que for essencial para você.
Os móveis fazem toda a diferença
A ergonomia é essencial para quem tem uma rotina de estudos focada. Afinal, se sentar corretamente evita problemas ortopédicos e até circulatórios, tornando-se, além de tudo, uma questão de saúde. Por isso, invista em uma cadeira, uma escrivaninha, mouse e demais periféricos de computadores que sejam adequados para você. Uma boa dica é investir em cadeiras gamers, que possuem vários tipos de ajustes de altura, além de apoio para lombar e cotovelos. Lembre-se que seus joelhos devem estar dobrados, com os pés tocando o chão, para evitar carga em excesso na lombar.
Conteúdo produzido pelo site Conversion