Todo estudante, em algum momento da sua vida escolar ou acadêmica, precisa fazer um resumo de texto. No entanto, para acertar na elaboração do conteúdo, é fundamental conhecer os tipos de resumo e dominar estratégias para resumir.
Os vestibulandos geralmente recorrem a esse gênero textual como uma forma de revisar o conteúdo estudado. Já os universitários produzem resumos com o objetivo de estudar para provas e até como formato de trabalho acadêmico.
Resumir significa fazer uma síntese do conteúdo lido com as próprias palavras. Sendo assim, é preciso elaborar uma apresentação concisa dos pontos mais relevantes de um documento.
Neste artigo, você vai conhecer os principais tipos de resumo e conferir algumas dicas de como fazer um resumo de texto perfeito.
O que é um resumo?
Segundo Fiorin, o resumo é “uma condensação fiel das ideias ou dos fatos contidos no texto”. Esse tipo de texto é capaz de identificar os principais pontos de uma obra e deixar de lado os aspectos secundários.
Um bom resumo apresenta as seguintes características:
- É breve e objetivo;
- Sua estrutura segue uma ordem lógica;
- Não contém as mesmas palavras do texto base;
- É composto por introdução, desenvolvimento e conclusão.
Quais são os tipos de resumo?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define regras para a produção de resumos, que estão dispostas na NBR 6028.
A norma diz que existem três tipos de resumos: resumo crítico, resumo indicativo e resumo informativo. Vamos conhecer com detalhes cada um deles:
Resumo indicativo
O resumo indicativo tem a função de apresentar os principais pontos de uma obra, mas sem se aprofundar com relação aos detalhes. Portanto, não há muitas informações sobre dados qualitativos e quantitativos.
Uma característica importante do resumo indicativo é que ele não dispensa a consulta à obra original.
Resumo informativo
O resumo informativo é um tipo de texto recomendado para documento técnico ou científico. Ele deixa o leitor ciente sobre pontos essenciais do documento, como objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Por ser tão completo, ele torna dispensável a consulta à obra original.
Resumo crítico
Também chamado de resenha, o resumo crítico é um texto que analisa determinados pontos a respeito de uma obra, que pode ser livro, artigo científico, filme, entre outros documentos.
Em outras palavras, esse tipo de resumo faz um julgamento sobre a obra consultada.
Na hora de produzir o texto, primeiro é necessário escrever a síntese da obra e, somente depois, incluir uma análise crítica, com argumentos embasados.
Passo a passo para escrever um resumo de texto
1 – Leia e releia o conteúdo
Leia e releia a obra de referência, até certificar-se de que entendeu o assunto por completo.
2 – Sublinhe as ideias principais
Na segunda leitura, tenha o cuidado de sublinhar as palavras mais importantes, bem como as ideias essenciais de cada parágrafo.
3 – Circule as ideias secundárias
Identifique os fatos secundários de cada parágrafo e circule. Afinal, essas ideias não precisam fazer parte do seu resumo.
4 – Saiba qual é o seu objetivo
O professor pediu apenas para resumir ou para expor o ponto de vista sobre o assunto do texto? Identifique o objetivo para escolher o formato de resumo mais apropriado.
5 – Aplique técnicas de resumo textual
Existem técnicas que ajudam a escrever um resumo de texto. Entre elas, vale destacar:
- Apagamento: é necessário cortar todas as partes desnecessárias do texto, como é o caso de adjetivos e advérbios.
- Generalização: utiliza-se critérios semânticos para cortar elementos do texto, sem comprometer o significado.
6 – Faça perguntas para si mesmo
Após a leitura atenta e a identificação das palavras-chave, você deve organizar as informações dentro de uma linha de raciocínio que faça sentido para quem lê.
Então, responda duas perguntas: O que o texto diz? Como você explicaria o texto para alguém?
7 – Escreva um texto com as suas palavras
Jamais use as frases do autor do texto para escrever o seu resumo. O conteúdo deve, apenas, parafrasear o que foi dito na obra.
8 – Use frases curtas e na voz ativa
Na hora de escrever os parágrafos do resumo, lembre-se de usar frases curtas e na voz ativa. Esse tipo de estrutura facilita a compreensão, melhora a legibilidade e evita o emprego de termos desnecessários.
9 – Preocupe-se com a coesão e coerência
Coesão e coerência são mecanismos fundamentais para qualquer produção de texto. Enquanto o primeiro está relacionado à ligação das partes por elementos conectivos, o segundo trata da construção do sentido.
10 – Faça a revisão
Qualquer trabalho, antes de ser entregue ao professor, precisa passar por uma revisão cuidadosa.
Assim, você consegue corrigir erros ortográficos e de digitação que comprometem a nota.
Em suma, o resumo é um instrumento muito utilizado na escola e que continua fundamental nos anos de universidade. Considere as dicas listadas acima e comece a praticar esse tipo de gênero textual.
Conteúdo produzido pelo site Regras para TCC