Escolher a profissão ideal para seguir profissionalmente nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. As áreas são muitas, e a quantidade de graduações oferecidas pelas faculdades é enorme. Para os cursos de engenharia, não é diferente.
Durante o ensino médio, não adianta só saber que você pretende ser engenheiro. As áreas da engenharia são tantas que, na hora de se inscrever nos vestibulares, sempre surge aquela dúvida entre um curso ou outro.
Apesar dos ciclos básicos terem matérias que seguem a mesma linha de conhecimento, com disciplinas como matemática, física e química, o ciclo profissional traz conhecimentos de áreas diversas para cada curso. É claro, são formações diferentes que exigem disciplinas teóricas e práticas específicas.
Por isso, não é fácil escolher qual engenharia estudar. Se você manda bem em exatas e quer saber qual das áreas mais fazem sentido para você, essa lista completa das Engenharias que existem no Brasil vai te ajudar a escolher os rumos da sua carreira.
Já é estudante de engenharia? Conheça o Responde Aí e simplifique a sua vida universitária
Os cursos de engenharia mais populares
Algumas das engenharias estão sempre na lista de cursos preferidos dos estudantes brasileiros. Por diversos motivos, elas costumam aparecer sempre nas listas de faculdades com mais matriculados e têm concorrência alta nos vestibulares. Conheça as principais:
Engenharia Ambiental
Para quem se interessa por tecnologia e pelo meio ambiente, esse curso de engenharia aparece como boa opção. A graduação vai formar estudantes capazes de usar a tecnologia a favor do desenvolvimento sustentável e os recursos do planeta de forma a amenizar os danos na natureza.
Engenharia Civil
O curso de engenharia mais popular do Brasil. Aqui, as faculdades formam profissionais prontos para atuar na construção civil, pensando no planejamento das obras, execução e acompanhamento dos projetos.
Engenharia de Computação
Esse curso de engenharia é o mais procurado por quem quer trabalhar com tecnologia no mercado de trabalho. O curso prepara profissionais prontos para trabalhar com tecnologia da informação em todas as suas áreas de atuação, principalmente no desenvolvimento de computadores e sistemas de informática.
Engenharia de Controle e Automação
Para atuar com máquinas e equipamentos industriais, essa engenharia capacita profissionais que vão desenvolver todo o projeto de execução e operação dos processos das indústrias. Com a revolução tecnológica, essa área ganhou novas ideias e possibilidades.
Engenharia de Produção
A Engenharia de Produção tem se tornado uma das favoritas dos estudantes brasileiros. O curso forma engenheiros capazes de organizar os processos de produção de uma empresa. Estão focados desde a gestão de recursos humanos e financeiros, até a otimização desses processos, visando produtividade, otimização de gastos e lucro e sustentabilidade.
Engenharia de Software
Outra graduação que aqueles estudantes que amam a tecnologia devem considerar na hora de fazer o vestibular. O engenheiro de software é um dos profissionais mais relevantes de empresas que trabalham com TI. O curso capacita os estudantes para se tornarem desenvolvedores e gestores de softwares.
Engenharia Elétrica
O curso de Engenharia Elétrica também sempre esteve entre os favoritos dos brasileiros. Com uma grade curricular recheada por conceitos da Física, os alunos estudam as ferramentas para geração de energia elétrica, formas de otimizar a sua distribuição e solução de problemas sociais e ambientais que envolvem a produção de eletricidade.
Engenharia Mecânica
Também sempre aparecendo entre as favoritas, esse curso de engenharia é um dos pioneiros da área. É essa graduação que forma engenheiros capazes de estudar, desenvolver e gerir máquinas e equipamentos mecânicos. Também muito influenciada pela tecnologia atualmente, o curso é bastante procurado por quem gosta de automobilismo, uma das áreas onde o engenheiro mecânico pode atuar.
Engenharia Mecatrônica
Para misturar os conceitos de elétrica, eletrônica e mecânica, a Engenharia Mecatrônica surge para dar uma nova dinâmica às máquinas que fazem parte dos processos industriais. Com a ajuda da tecnologia, esse engenheiro cuida das máquinas industriais e robôs para automatizar os sistemas de produção.
Engenharia Química
Os processos de transformação da matéria são os principais focos das disciplinas dos cursos de Engenharia Química. O desafio desses engenheiros é fazer com que essas transformações físico-químicas desenvolvam os processos das indústrias, pensando também nos desafios da sustentabilidade e no meio ambiente.
Veja também:
+ As faculdades de engenharia mais difíceis de entrar pelo Enem
+ Conheça as melhores faculdades de Engenharia do Brasil
Outras engenharias
A lista de cursos de engenharia não para nos mais populares. Além dos citados acima, existem mais de 30 outros cursos de engenharia no Brasil. Para saber quais são cada uma, confira as diferentes áreas da engenharia que são também possibilidades de atuação:
- Engenharia Aeronáutica
- Engenharia Aeroespacial
- Engenharia Agrícola
- Engenharia Agronômica
- Engenharia Automotiva
- Engenharia Biomédica
- Engenharia Cartográfica
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia de Automação
- Engenharia de Materiais
- Engenharia de Minas
- Engenharia de Pesca
- Engenharia de Petróleo e Gás
- Engenharia de Recursos Hídricos
- Engenharia de Saúde e Segurança
- Engenharia de Sistemas
- Engenharia de Telecomunicações
- Engenharia Eletrônica
- Engenharia Física
- Engenharia Florestal
- Engenharia Geológica
- Engenharia Hídrica
- Engenharia Industrial
- Engenharia Metalúrgica
- Engenharia Naval
- Engenharia Nuclear
- Engenharia Sanitária
- Engenharia Têxtil
E você, é engenheiro? Está estudando Engenharia? Ou está escolhendo um curso? Conte para a gente qual é a sua área!