Avançar para conteúdo principal

Hoje em dia, praticamente tudo o que fazemos envolve a tecnologia. O desenvolvimento da nossa sociedade está diretamente ligado com o desenvolvimento tecnológico. Mas isso só é possível porque profissionais do mundo todo na área de Tecnologia da Informação (TI) estão desempenhando um importante papel para isso.

Entre esses profissionais, um que se destaca é o engenheiro de computação. E nesse texto vamos te explicar o que é Engenharia de Computação e tudo o que você precisa saber sobre esse curso e essa profissão.

O que é Engenharia de Computação?

De maneira bem simplificada, a Engenharia da Computação é a área do conhecimento que vai habilitar o profissional para ser capaz de desenvolver e planejar hardware e software. 

Antes de entrar mais a fundo sobre o que é engenharia de computação e o papel desse engenheiro, vamos te dar uma rápida explicação sobre o que são os hardwares e softwares:

  • Hardware: É a física do computador. A parte visível, formada por diversos componentes que juntos formam uma unidade. Circuitos de fios, placas, correntes e outros materiais físicos fazem parte desse sistema.
  • Software: É a sequência de instruções escritas através de códigos que serão interpretados por um sistema. Elas têm a finalidade de executar tarefas e comandos. Ou seja, é a parte de programação de um computador.

Voltando para a Engenharia de Computação, vamos entender agora o que esse engenheiro faz!

O que um engenheiro de computação faz?

Os profissionais graduados no curso de Engenharia de Computação poderão desenvolver, implementar, adaptar e manter sistemas computadorizados, infraestruturas de hardware e software para tecnologia da informação, desenvolver equipamentos e softwares para controle, comunicação e muito mais. Além de ser construir elos entre os recursos físicos e lógicos para toda a área de TI.

O engenheiro de computação também pode operar na área de automação industrial e robótica. E pode atuar na área acadêmica e de pesquisa.

Ou seja, esse profissional atua em qualquer área que tenha um sistema tecnológico e precise desses conhecimentos para se desenvolver. Por isso, é um profissional muito versátil e requisitado em diversas áreas, desde o campo até em startups de tecnologia. 

Quanto ganha um engenheiro de computação?

Normalmente, um engenheiro de computação começa ganhando, no Brasil cerca de R$ 4.211,00 e a média salarial é de R$ 6.526,00. Mas os ganhos pode ser bem maiores, dependendo da função, cargo e tamanho da empresa.

Onde estudar Engenharia de Computação?

Atualmente, existem mais de 100 faculdades de Engenharia de Computação com funcionamento autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). Para quem busca mais flexibilidade nos estudos, é possível encontrar o curso no ensino a distância (EaD), além do tradicional ensino presencial.

Por isso, caso você esteja pensando em prestar vestibular para Engenharia de Computação, opções não faltam. Mas, às vezes a gente fica na dúvida sobre quais os melhores cursos e qual a melhor opção.

Quais as melhores faculdades de Engenharia de computação?

Dentre os mais de 100 cursos, fica difícil saber quais as melhores opções, não é? Mas você não precisa se preocupar. O Responde Aí veio te ajudar a decidir qual a melhor faculdade para você!

Listamos os melhores cursos de acordo com o critério do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Esse é um critério usado pelo MEC para avaliar a qualidade e ranquear as melhores faculdades. Esse índice, que varia entre 1 e 5, avalia as instituições brasileiras de acordo com a infraestrutura, o corpo docente e diversos outros recursos oferecidos pelas universidades que participam da prova do Enade.

São duas pontuações: o CPC Faixa, que arredonda a nota final, e o CPC Contínuo, que é a média de todos os critérios avaliados.

Confira:

Faculdades de Engenharia de Computação

CPC Faixa

CPC Contínuo

Centro Universitário Multivix Vitória 5 423
Universidade Federal Da Bahia (UFBA) 4 389
Instituto Tecnológico De Aeronáutica (ITA) 4 369
Universidade Federal De Sergipe (UFS) 4 367
Instituto Militar De Engenharia (IME) 4 361
Universidade La Salle (UniLaSalle) 4 360
Universidade Do Vale Do Paraíba (Univap) 4 360
Universidade Estadual De Campinas (Unicamp) 4 351
Universidade Federal Do Rio Grande (FURG) 4 349
Universidade Tecnológica Federal Do Paraná (UTFPR) 4 349
Universidade Santa Cecília (Unisanta) 4 348
Centro Universitário Uniftec 4 345
Centro Universitário Facens (UniFacens) 4 343
Centro Federal De Educação Tecnológica De Minas Gerais (Cefet/MG) 4 341
Universidade Federal De Pelotas (UFPel) 4 341
Pontifícia Universidade Católica Do Paraná (PUCPR) 4 339
Universidade Federal De Itajubá (Unifei) 4 338
Universidade Federal De Pernambuco (UFPE) 4 338
Centro Universitário Espírito-Santense (Faesa) 4 338
Universidade Federal De São Carlos (UFSCar) 4 333
Universidade De Brasília (UnB) 4 332
Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul (UFRGS) 4 330
Universidade Anhanguera / Uniderp 4 328
Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul (PUCRS) 4 327
Universidade Salvador (Unifacs) 4 324
Pontifícia Universidade Católica De Minas Gerais (PUC Minas) 4 319
Universidade Federal Do Espírito Santo (Ufes) 4 316
Centro Universitário Fiap 4 316
Centro Universitário Sociesc 4 309
Universidade Federal Do Amazonas (Ufam) 4 302
Instituto Nacional De Telecomunicações (Inatel) 4 302
Universidade Federal De Ouro Preto (Ufop) 4 298
Universidade Do Estado De Minas Gerais (UEMG) 4 297
Universidade De Pernambuco (UPE) 4 297
Universidade Do Vale Do Taquari (Univates) 4 296

Lembrando que há faculdades que não participam da avaliação do Enade anualmente, por isso não são classificadas pelo MEC.

O que se estuda em Engenharia de Computação?

Comum a todas as engenharias, o ciclo básico, que traz disciplinas como Cálculo, Álgebra, Física e Química, faze parte da grade curricular que o estudante de Engenharia de Computação irá cursar, principalmente nos primeiros anos de curso.

Além delas, como já dissemos lá em cima, o curso é voltado para o desenvolvimento de software e hardware. Então, haverá diversas matérias no ciclo profissional que abordam esses conteúdos. Você pode esperar disciplinas como:

  • Algoritmos e Programação;
  • Projetos de Sistemas Digitais;
  • Arquitetura e Organização de Processadores;
  • Engenharia de Software;
  • Organização de Computadores;
  • Física para Semicondutores.

A dica que podemos te dar é que você entre no site da faculdade que está planejando cursar e dê uma boa olhada em toda a grade curricular do curso de Engenharia de Computação. Assim, fica mais fácil escolher a universidade ideal para você.

Já que estamos em ritmo de dicas, a outra sugestão que damos para todo estudante de exatas que está entrando na faculdade ou já está no curso há algum tempo é conhecer o Responde Aí.

A plataforma possui conteúdos exclusivos, como livros e exercícios resolvidos, aulões e textos explicativos, que vão facilitar os seus estudos durante o curso, desde o ciclo básico até a formatura!

Deixe um comentário