Talvez você já saiba disso, mas é sempre importante lembrar que o curso de Engenharia Civil é um dos mais populares dos estudantes brasileiros. Entre as engenharias, o curso é o favorito. No geral, a graduação está entre as 5 com mais alunos matriculados, segundo o Mapa do Ensino Superior do Instituto Semesp.
Essa popularidade torna a Engenharia Civil um dos cursos mais concorridos do país. Mesmo assim, você não precisa se assustar com essa informação. Saber qual a média para passar em Engenharia Civil pelo Enem pode ser um passo para você começar a se preparar para a aprovação.
Para te ajudar a saber mais sobre isso e tranquilizar esse coração antes dos resultados dos vestibulares, nós do Responde Aí consultamos os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com as notas dos últimos exames, pudemos levantar qual a média para passar em Engenharia Civil pelo Enem usando as notas nos principais programas do governo, como o Sisu e o Prouni.
- Você também vai curtir: 3 engenharias estão entre as carreiras mais procuradas do Brasil
Qual a média para passar em Engenharia Civil pelo Enem no Sisu?
Começamos pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que é a principal forma que você tem para entrar nas universidades públicas federais e estaduais no país. Por esse programa, os estudantes conseguem ingressar pelas vagas gerais de ampla concorrência ou pelas vagas para cotistas e ações afirmativas.
O Responde Aí consultou os dados do Sisu de 2020 pelo Repositório de Arquivos do Ministério da Educação (Ramec). Por ele, é possível consultar qual a média para passar em Engenharia Civil pelo Enem em anos anteriores. Confira qual é a média da nota de corte em cada modalidade.
Ampla concorrência
Em mais de 130 faculdades que usam o Sisu, a média de Engenharia Civil para ser aprovado com as vagas da ampla concorrência é 696,88. Em 2020, as notas notas de corte para o curso variaram entre 857,51 e 610,82 para aprovação.
Confira quais são as faculdades com as maiores notas de corte para Engenharia Civil do Enem:
- Instituto Federal do Ceará (IFCE): 857,51
- Universidade Federal Do Amapá (Unifap): 821,11
- Instituto Federal do Piauí (IFPI): 806,99
- Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) – Campus Marabá: 803,27
- Universidade de São Paulo (USP): 777,97
- Universidade Federal do Acre (UFAC): 770,24
- Universidade De São Paulo (USP) – Campus São Carlos: 769,13
- Universidade Do Estado De Minas Gerais (UEMG): 764,34
- Universidade Federal Do Espírito Santo (UFES): 761,58
- Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ): 760,31
- Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS): 741,32
- Universidade Federal De Uberlândia (UFU): 734,40
- Centro Federal De Educação Tecnológica De Minas Gerais (CEFET/MG): 732,93
- Universidade Federal Do Paraná (UFPR): 732,92
- Universidade Federal Do Piauí (UFPI): 730,99
Cotas
Em mais de 630 faculdades, a nota média necessária para aprovação em Engenharia Civil para entrar nas vagas reservadas para a Lei de Cotas pelo Sisu é 616,74. Em 2020, a nota de corte para cotistas ingressarem nas faculdades variou entre 754,69 e 356,40
Veja quais universidades tiveram as maiores notas de corte para passar em Engenharia Civil pelo Sisu usando o sistema de cotas:
- Universidade Federal Do Espírito Santo (UFES): 754,69
- Universidade Federal Do Cariri (UFCA): 737,30
- Universidade Federal Do Piauí (UFPI): 730,48
- Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ): 729,64
- Instituto Federal do Ceará (IFCE): 729,01
- Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul (UFMS): 723,95
- Centro Federal De Educação Tecnológica De Minas Gerais (CEFET/MG): 723,91
- Universidade Federal De Uberlândia (UFU): 718,83
- Universidade Federal De Juiz De Fora (UFJF): 717,36
- Instituto Federal de São Paulo (IFSP): 715,41
- Instituto Federal do Espírito Santo (IFES): 713,40
- Universidade Federal Da Bahia (UFBA): 713,11
- Universidade Federal De Santa Maria (UFSM): 712,10
- Universidade Federal Do Paraná (UFPR): 710,72
- Centro Federal De Educação Tecnológica Celso Suckow Da Fonseca (CEFET/RJ): 709,35
Média para passar em Engenharia Civil pelo Prouni
Se você está de olho em entrar nas faculdades particulares, aí a sua prioridade deve ser usar a nota do Enem usando o Programa Universidade Para Todos, o Prouni. Ele é o programa do governo que dá bolsas de estudo integrais (100% de desconto nas mensalidades) ou parciais (50% de desconto) durante a graduação.
Para se inscrever no Prouni, existem alguns critérios. Um deles é o desempenho: o estudante precisa tirar nota maior que 450 na prova e não pode zerar na redação. Os outros critérios são socioeconômicos, e apenas estudantes de escola pública de família com renda menor que três salários públicos pode participar.
Diferente do Sisu, o MEC não disponibiliza as últimas notas de corte do Prouni para Engenharia Civil no RAMEC. Por isso, consultamos a plataforma Quero Bolsa para saber qual a media para passar em Engenharia Civil pelo Enem usando o Prouni.
Segundo a plataforma, as notas para aprovação em 2021 variaram entre 553,52 e 698,32. A média para Engenharia Civil no Prouni foi de 619,65.
- Já pensou em entrar rápido no mercado de trabalho? Conheça as 25 faculdades de Engenharia Civil que mais formam profissionais para o mercado
Engenharia Civil pelo Fies
Você ainda pode usar um terceiro programa do governo para entrar na faculdade. O Financiamento Estudantil (Fies) é outra boa possibilidade para ingressar em faculdades particulares, com as mensalidades financiadas pelo governo federal. Assim, os alunos só precisam finalizar o pagamento do curso depois de formados, já exercendo a profissão.
Também levantamos na Quero Bolsa qual a media para passar em Engenharia Civil pelo Enem usando o Fies: 577 pontos. As notas costumam variar entre 451 e 733 pontos no Enem.
Agora que você já sabe qual a média para passar em Engenharia Civil pelo Enem, pode aproveitar que está aqui para conhecer o Responde Aí. A plataforma pode ser a melhor amiga de todo estudante de Exatas durante o curso. Se você ainda não entrou na faculdade, pode ter a sorte de ter o Responde Aí do seu lado desde a aprovação no vestibular até a sua formatura.