A área de programação é um campo profissional relativamente novo, e que tem crescido a cada dia, devido ao desenvolvimento da tecnologia em nossa sociedade.
Com isso, muitas pessoas têm se especializado em faculdades e outras instituições de ensino, para atuarem como programadores.
Além da paixão por tecnologia, são necessários muitos conhecimentos para trabalhar com programação e, ainda, disposição para continuar estudando e se atualizando, pois é uma área que sofre mudanças constantes.
Se você tem interesse na área, mas não sabe ao certo qual o trabalho desse profissional, ou se já está iniciando seus estudos e deseja saber mais sobre o mercado de atuação do programador, continue lendo este post, e saiba mais sobre o mercado de trabalho para o profissional de programação e muito mais.
O que faz um programador?
O trabalho principal de um programador é desenvolver, criar ou dar manutenção a diferentes softwares. Ou seja, sistemas de computador.
Para isso, é necessário ter conhecimento e saber usar linguagens de programação, como java, html e c++.
Desse modo, esses profissionais são capazes de criar novos comandos e funcionalidades para os sistemas de computadores.
Também são esses profissionais que criam os famosos aplicativos de celulares. Os programadores podem ainda aperfeiçoar e desenvolver sistemas operacionais, sites, sistemas de empresas e até mesmo redes sociais.
Por isso, além de muito conhecimento, esse profissional também é muito criativo e inovador, pois está sempre em busca de desenvolver novas soluções tecnológicas para melhorar a vida das pessoas.
Em qual mercado o profissional de programação pode trabalhar?
A área de atuação do profissional de programação é muito ampla, pois o programador pode trabalhar em praticamente todo tipo de empresa, ou pode ainda montar a sua própria empresa de programação para prestar serviços para outras companhias.
O programador também pode trabalhar em agências de publicidade ou em estatais. Por fim, é possível ainda trabalhar de maneira autônoma ou como freelancer, oferecendo serviços de manutenção ou consultoria.
O mercado de trabalho recebe muito bem profissionais com a formação de programação, pois é praticamente impossível atuar em qualquer área hoje em dia, sem a utilização de tecnologias digitais.
Praticamente todas as empresas usam sistemas internos para melhorar seu funcionamento, além de usarmos os sistemas informatizados até mesmo nos nossos momentos de entretenimento. Então, emprego não vai faltar para quem quer seguir nessa profissão.
Confira, a seguir, as principais áreas de atuação do programador!
Empresas de desenvolvimento de aplicativos
Além de poder desenvolver aplicativos de maneira autônoma para comercialização, o programador pode ser contratado diretamente por uma empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos.
A vantagem é que essas empresas sempre recebem demandas para a criação de aplicativos, e os programadores terão um fluxo de trabalho constante para desenvolver.
As empresas de desenvolvimento de aplicativos estão em alta, pois o mercado para esse tipo de produto só aumenta, de modo que pode ser uma excelente oportunidade para começar na área, principalmente, para quem gosta de trabalhar com a criatividade.
Empresas que usam Tecnologia
Praticamente todas as empresas hoje em dia, usam a tecnologia para otimizar os seus processos.
Mesmo empresas pequenas já costumam adquirir sistemas para lidar com a administração e a execução de seus negócios.
Dessa forma, naquelas empresas maiores, que contam com um quadro de funcionários fixo, o profissional de programação costuma integrar a equipe, pois ele será responsável por desenvolver e gerir os sistemas de informação daquela empresa, criando programas, melhorando-os e adaptando-os às necessidades da empresa e oferecendo suporte em seu funcionamento.
Por isso, cada vez mais o programador tem sua vaga garantida nos quadros de funcionários das organizações.
Operadoras de Telefonia
Um grande exemplo de empresas que usam tecnologia são as Operadoras de Telefonia do Brasil, como é o caso da Vivo, TIM, Claro e Oi, que são as maiores do Brasil.
As empresas de telecomunicações no Brasil, costumam oferecer não apenas soluções de telefonia móvel e fixa, mas, também, serviços de internet e de canais por assinatura.
Portanto, elas necessitam ter profissionais de programação muito bem qualificados. Afinal, estão transmitindo sinais de internet e de televisão para todo o Brasil.
Por conta da alta demanda, e necessidade de desenvolvimento e aprimoramento de softwares que ajudam a manter todo o sistema da operadora de telefonia funcionando corretamente, essas empresas costumam abrir muitas vagas para analistas de dados, engenheiros e, principalmente, programadores.
Inclusive, a Vivo foi eleita como uma das melhores empresas de telefonia do Brasil para se trabalhar com tecnologia e programação, pois oferece programas de incentivo e qualificação como a Academia de Líderes e a Universidade Telefônica – Universitas.
O salário para os profissionais de programação dentro de empresas de telefonia, também é bem competitivo, ficando na faixa dos R$3.000,00 para cargos iniciais, e podendo passar dos R$11.000,00 para cargos de gerência ou diretoria.
Dentro das operadoras de telefonia, os profissionais de programação podem atuar com front-end, back-end, data science, infraestrutura, DevOps e diversas outras posições.
Por isso, para trabalhar como programador em uma telefônica, é essencial que você tenha conhecimentos de banco de dados, SQL, fundamentos de Dev em T e linguagens de programação no geral.
Empresas de desenvolvimento de software
As empresas especializadas no desenvolvimento de software estão surgindo em grande velocidade, e atendem aos que preferem terceirizar o serviço de informática, ao invés de ter uma área de TI em seu quadro de funcionários.
Além disso, as empresas que desenvolvem e comercializam softwares, atendem as empresas menores ou que ainda estão começando, e não podem investir em um profissional exclusivo.
Ou, ainda, às empresas ou profissionais autônomos que têm uma demanda menor por sistemas, de modo que precisam só da aquisição de um sistema e manutenção temporária.
Nesse tipo de empresa, você trabalhará diretamente com um grupo completo de profissionais da sua área.
Consultoria
O trabalho de consultoria é sempre uma opção para quem é programador, que pode construir a sua própria network, ou buscar apoio em empresas da áres que reúnem profissionais e os conectam com os clientes.
Para quem está em início de carreira, a opção de se associar a um grupo é a melhor, pois será mais fácil de encontrar pessoas interessadas no seu trabalho.
Mas, na medida em que o profissional vai se integrando ao mercado de trabalho, fica mais fácil fazer o nome e começar a divulgar seus atendimentos de consultorias.
Assim, é possível deixar de oferecer esse serviço como um trabalho freelancer, e fazer desta a sua atividade principal.
Montando a própria empresa
Montar a própria empresa também é uma opção atraente. Como a área de tecnologia e programação não para de crescer e não perde espaço, é possível montar a própria empresa de desenvolvimento de softwares, aplicativos e até mesmo de consultoria de programação.
Nesses casos, será necessário ter um capital para investir no início do negócio, e condições de se manter por um tempo até conseguir se estabelecer no mercado.
Ainda existe a possibilidade de atuar como colaborador de uma outra empresa, até ter condições de se dedicar integralmente ao seu próprio negócio.
Conteúdo produzido pelo site Operadoras Brasil