Foi detectado descolamento de pastilhas cerâmicas de dimensão 10 cm times 10 cm que revestiam a fachada de uma edificação, a qual tem o formato de um retângulo de
aproximadamente 30 m de altura por 10 m de largura. Nessa situação hipotética, a patologia apresentada pode ser fruto das causas abaixo, exceto: (1,0)
a) Ausência de juntas de movimentação.
b) Assentamento do revestimento cerâmico ter sido feito depois de ultrapassado o tempo em aberto da argamassa colante.
c) Cura insuficiente do emboço.
d) Assentamento do revestimento cerâmico sobre base áspera.
e) Espessura imprópria para camada de emboço.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre a descolagem de pastilhas cerâmicas em uma fachada de um prédio alto (30 metros de altura e 10 metros de largura). A gente vai precisar entender sobre algumas causas que podem levar as peças cerâmicas a se soltarem. O objetivo é identificar qual das opções não é uma causa dessa descolagem.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é a ausência de juntas de movimentação. Juntas de movimentação são espaçamentos planejados que permitem que a estrutura se expanda ou contraia com variações de temperatura, evitando rachaduras ou descolamentos. Sem essas juntas, os materiais podem sofrer tensões que levam à descolagem das pastilhas. Então, a ausência dessas juntas pode causar problemas.

Passo 3

Agora, sobre o assentamento do revestimento cerâmico após o tempo de abertura da argamassa colante. A argamassa tem um “tempo de prego” para aderir bem às pastilhas. Se a argamassa já secou ou perdeu suas propriedades adesivas antes do assentamento, as pastilhas podem não fixar corretamente e descolar. Portanto, essa opção também pode ser uma causa.

Passo 4

A cura insuficiente do embo��o significa que o reboco (emboço) não teve tempo suficiente para endurecer adequadamente antes da aplicação das pastilhas. Se o emboço não estiver bem curado, a aderência das pastilhas pode ser comprometida, levando à descolagem. Então, essa também pode ser uma causa.

Passo 5

O assentamento do revestimento cerâmico sobre base áspera implica que a superfície onde as pastilhas são aplicadas não está lisa. Uma base áspera dificulta a aderência da argamassa às pastilhas, aumentando as chances de descolamento. Logo, essa opção pode ser uma causa.

Passo 6

Por último, a espessura imprópria para camada de emboço refere-se a uma camada de reboco que está muito grossa ou muito fina. Se a espessura não for adequada, pode afetar a aderência e a estabilidade das pastilhas, causando descolamento. Portanto, essa opção pode ser uma causa.

Resposta

Todas as opções a), b), c), d) e e) podem causar descolamento das pastilhas, exceto a opção e) Espessura imprópria para camada de emboço não está diretamente relacionada como uma causa principal da descolagem.
Resposta correta: e) Espessura imprópria para camada de emboço.

Exercícios relacionados