As construções históricas apresentam variadas patologias em razão da degradação dos elementos que as compõem. Relacione as manifestações patológicas que ocorrem nas argamassas às suas respectivas causas. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
- Manchas de umidade apresentando pó branco acumulado sobre a superfície.
- Manchamento em ambientes úmidos.
- Superfície do reboco descolada do emboço formando bolhas.
( ) Crescimento de microorganismos (fungo e bolor).
( ) Hidratação retardada do óxido de cálcio devido a proporção do mesmo.
( ) Sais solúveis presentes no componente da alvenaria.
a)
b)
c)
d)
e)
( ) Crescimento de microorganismos (fungo e bolor).
( ) Hidratação retardada do óxido de cálcio devido a proporção do mesmo.
( ) Sais solúveis presentes no componente da alvenaria.
a)
b)
c)
d)
e)
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre as patologias que ocorrem nas argamassas de construções históricas e pede para relacionarmos essas manifestações com suas causas específicas. A matéria que vamos usar aqui é sobre as causas de problemas em argamassas, como manchas de umidade, acúmulo de pó branco, descolamento de superfícies, entre outros. Para resolver, vamos precisar entender o que causa cada tipo de problema nas argamassas.
Passo 2
Primeiro, vamos entender cada manifestação patológica:
-
Manchas de umidade com pó branco acumulado: Isso geralmente acontece por evaporasão de sais solúveis presentes na argamassa, que deixam resíduos brancos. Então, a causa provável são os sais solúveis na alvenaria.
-
Manchamento em ambientes úmidos: Ambientes com muita umidade favorecem o crescimento de microorganismos, como fungos e bolores, que causam manchas. Portanto, a causa aqui é o crescimento de microorganismos.
-
Superfície do reboco descolada formando bolhas: Isso pode ocorrer quando a hidratação do óxido de cálcio é retardada, geralmente devido à proporção inadequada desse componente na argamassa. Logo, a causa é a hidratação retardada do óxido de cálcio.
Passo 3
Agora, vamos relacionar cada manifestação com sua causa correta, na ordem apresentada:
- Manchas de umidade com pó branco acumulado → Sais solúveis presentes no componente da alvenaria.
- Manchamento em ambientes úmidos → Crescimento de microorganismos (fungo e bolor).
- Superfície do reboco descolada do emboço formando bolhas → Hidratação retardada do óxido de cálcio devido à proporção do mesmo.
Resposta
A sequência correta é 3-2-1, então a resposta é a letra a).