Enunciado

Uma barra de seção quadrada é formada por duas outras de materiais diferentes, tendo os módulos de elasticidade E 1 e E 2 (ver a figura). As seções transversais das barras são iguais. Supondo que as placas das extremidades sejam rígidas, estabelecer a fórmula para o cálculo da excentricidade, e , de modo que ambas as barras tenham a mesma tensão. (Nota: Supor E 1 > E 2 .).

Passo 1

E aí Pessoal, tudo bem? Vamos dar início a mais uma questão juntos!

Vamos primeiro descrever um pequeno problema da questão. Se as duas barras, que possuem a mesma seção transversal, devem possuir a mesma tensão, as forças submetidas a elas devem ser iguais entre si. Além disto, elas devem ser iguais a P / 2 . E isto tudo independe da excentricidade e !

Portanto, a questão possui um erro de escrita! O mais provável é que fosse desejado que as barras possuíssem a mesma deformação (e é assim que iremos trabalhar aqui agora).

Então, vamos obter a equação para a excentricidade e tal que as duas barras tenham a mesma deformação.

Só que nós não conhecemos nada ainda da estrutura. Isto é, não sabemos quem são as forças em cada barra e muito menos a distância e (três incógnitas).

Para este tipo de questão, precisamos trabalhar tanto com as equações de equilíbrio da estática quanto as de deformação. Portanto, vamos começar pela mais fácil, a mais intuitiva.

Em outras palavras, vamos começar pela deformação! Se a barra é mantida na posição horizontal, então a deformação de ambos os fios é igual! Desenvolvendo esta relação, temos:

δ 1 = δ 2

P 1 L 1 E 1 A 1 = P 2 L 2 E 2 A 2

Como eles tem mesmo comprimento e área, temos:

P 1 = P 2 E 1 E 2

Passo 2

Agora que já trabalhamos com a deformação, precisamos trabalhar com a equação de equilíbrio da estática. Ao fazermos isto, obteremos uma segunda equação que possibilitará com que resolvamos o nosso impasse (quem é a distância e ).

Antes de aplicarmos as relações, temos que substituir a barras por reações. Ao fazermos isto, teremos o seguinte diagrama de corpo livre:

Agora, basta aplicarmos as equações de equilíbrio. Portanto:

∑ F x = 0 ∑ M R A = 0 ⟹ P 1 + P 2 = P P 1 e - b 2 = - P 2 e + b 2

Passo 3

Para finalizarmos a questão, basta juntarmos as duas equações obtidas no Passo 2 com a equação obtida no Passo 1.

Ao fazermos isto, chegamos a um sistema de 3 equações, conforme pode ser visto abaixo:

P 1 = P 2 E 1 E 2 P 1 + P 2 = P P 1 e - b 2 = - P 2 e + b 2

Como nosso objetivo é apenas a distância e , basta substituirmos a primeira equação na terceira. Ao fazermos isto, temos:

P 2 E 1 E 2 e - b 2 = - P 2 e + b 2

E 1 E 2 e - b 2 = - e - b 2

e E 1 E 2 + 1 = b 2 E 1 E 2 - 1

e E 1 + E 2 = b 2 E 1 - E 2

e = b E 1 - E 2 2 E 1 + E 2

E assim finalizamos a questão!

Resposta

e = b E 1 - E 2 2 E 1 + E 2

Ver Outros Exercícios desse livro