Enunciado

Uma coluna de concreto armado, de seção quadrada, suporta uma carga axial de compressão P . Calcular a fração da carga suportada pelo concreto sabendo que a área da seção transversal das barras de aço da armação é 1/10 da do concreto e que o módulo de elasticidade do aço é 10 vezes o do concreto.

Passo 1

E aí Pessoal, tudo bem? Vamos dar início a mais uma questão juntos!

Temos uma questão que trabalha com concreto armado! Relembrando, concreto armado é uma estrutura de concreto com barras de aço internamente!

Aqui nós devemos calcular qual a fração da carga suportada pelo concreto, ao sabermos que a estrutura é submetida a uma força P .

Bom, como a força é aplicada a toda a estrutura, uma fração P a ç o será aplicada aos aços enquanto a fração P c o n c será aplicada no concreto. Se aplicarmos a relação de equilíbrio da estática, temos:

∑ F = 0

P a ç o + P c o n c = P

Este é o nosso primeiro passo, mas que não resolve a questão ainda!

Passo 2

No Passo 1 obtivemos uma equação com 2 incógnitas. Para resolvermos este impasse, precisamos de outra equação.

Mas como obtemos esta outra equação?

Neste caso, vamos ter que analisar a deformação da estrutura. Ao aplicarmos uma força P , toda estrutura se deforma igualmente. Logo, a deformação do concreto é exatamente a mesma do aço!

Agora só precisamos transformar estas palavras em equações! Portanto,

δ a ç o = δ c o n c

P a ç o L a ç o 10 E c o n c ⋅ 1 10 A c o n t = P c o n c L c o n c E c o n c A c o n c

P a ç o = P c o n c

Passo 3

E assim chegamos ao fim da questão. Como P a ç o = P c o n c , relação descoberta no fim do Passo 2, basta substituirmos ela na relação obtida através da estática. Ao fazermos isto obtemos que:

P a ç o + P c o n c = P

2 P c o n c = P

P c o n c = P 2

E assim finalizamos a questão!

Resposta

P c o n c = P 2

Ver Outros Exercícios desse livro