Um dado metabólito pode seguir mais de uma via metabólica. Liste todos os possíveis destinos da glicose-6-fosfato em:
uma célula hepática

Passo 1

Vamos entender o que a questão está pedindo. Temos que listar todos os possíveis destinos da glicose-6-fosfato em uma célula hepática. A matéria envolvida aqui é o metabolismo dos carboidratos, especificamente como a glicose é metabolizada nas células do fígado. Para resolver, vamos precisar conhecer as principais vias metabólicas que a glicose-6-fosfato pode seguir no fígado.

Passo 2

Primeiramente, a glicose-6-fosfato (G6P) é um intermediário chave no metabolismo da glicose. Ela pode ser direcionada para várias vias metabólicas dependendo das necessidades da célula.

Passo 3

Uma das principais vias é a glicólise, onde a G6P é degradada para produzir energia na forma de ATP, gerando piruvato como produto final.

Passo 4

Outra via importante é a glicogênese, que é a síntese de glicogênio. Aqui, a glicose-6-fosfato é convertida em glicogênio para armazenamento de energia.

Passo 5

A G6P também pode entrar na via das pentoses-fosfato, que é importante para a produção de NADPH e ribose-5-fosfato, utilizados na biossíntese de ácidos nucleicos e na defesa antioxidante celular.

Passo 6

Além disso, em situações de jejum ou necessidade de produção de glicose, a G6P pode ser utilizada na gliconeogênese, que é a síntese de glicose a partir de precursores não-carboidratos.

Passo 7

Finalmente, a G6P pode ser direcionada para a lipogênese, onde é convertida em acetil-CoA e posteriormente em ácidos graxos para a síntese de lipídios.

Resposta

Os possíveis destinos da glicose-6-fosfato em uma célula hepática são:
  1. Glicólise
  2. Glicogênese
  3. Via das pentoses-fosfato
  4. Gliconeogênese
  5. Lipogênese

Exercícios relacionados

Experimentos com marcadores radioativos podem fornecer estimativas sobre a quantidade de glicose-6-fosfato metabolizada pela via das pentoses fosfato e a quantidade metabolizada pela ação combinada da glicólise e do ciclo do ácido cítrico. Suponha que você tenha amostras de dois tecidos diferentes, bem como duas amostras de glicose marcadas radioativamente, uma marcada com em e outra marcada com em . Projete um experimento que lhe possibilite determinar a atividade relativa do metabolismo aeróbico da glicose em comparação com o metabolismo pela via das pentoses fosfato.
Como as reações da via das pentoses fosfato seriam afetadas se contassem apenas com uma epimerase e nenhuma isomerase para catalisar as reações de reorganização da fase não oxidativa?
Resuma brevemente o papel da UDP-glicose na biossíntese de glicogênio.
Qual é a fonte de energia necessária para incorporar os resíduos de glicose ao glicogênio? Como é usada?