Grandezas Físicas
Resumo
Definição de Grandezas Físicas
Definimos como grandezas físicas os valores que utilizamos para medir e quantificar os fenômenos que estudamos na Física. Existem dois tipos de grandezas muito importantes em física, as grandezas escalares e as grandezas vetoriais.
Mas não se engane! Esse assunto se estende por muitos outros tópicos além desses. Vamos ver alguns exemplos, para entender esses dois tipos de grandezas e em seguida você pode acompanhar um Tour sobre os tópicos que abordamos nesse assunto para nossos assinantes!
Grandezas Físicas Escalares
As grandezas escalares são aqueles valores que só precisam de uma representação numérica para serem compreendidas, por exemplo, consideramos grandezas escalares a massa, a área, o volume, o tempo e a temperatura.
Em todos esses exemplos eu só preciso do valor e da respectiva unidade de medida para definir a grandeza escalar:
Grandezas Físicas Vetoriais
Nem sempre basta apenas um número para definir uma grandeza física, por exemplo, para eu definir a direção de um bola, eu preciso de alguma maneira me referenciar a algum sistema de eixos ou apontar em alguma direção.
Por isso os físicos usam os vetores para definir essas grandezas que precisam de três informações para ser bem definidas: módulo, direção e sentido.
- Módulo:
O módulo é a o tamanho do vetor, ele define o comprimento do vetor.
- Direção:
A direção é se ele está na horizontal, vertical ou inclinado.
- Sentido:
O sentido é saber para qual lado esta grandeza está apontando. Ex: esquerda, direita, cima, baixo, etc.
Alguns exemplos:
Show! Aqui em baixo você vai encontrar um RAIO-X da nossa matéria com todos os assuntos e tópicos que oferecemos, com teoria em vídeo e diversos exercícios resolvidos no final de cada sessão!
Mas antes confere nosso vídeo sobre introdução a vetores, só para você aprender mais um pouco sobre eles e ver mais alguns exemplos!