Defina e cite exemplos:
b) Variáveis quantitativas discretas;
b) Variáveis quantitativas discretas;
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente vai responder a parte (b) do exercício que pede para definir e dar exemplos de variáveis quantitativas discretas. Esse assunto faz parte da estatística, onde a gente estuda diferentes tipos de variáveis e como elas se comportam. Para resolver isso, vamos precisar entender o que é uma variável quantitativa discreta e identificar exemplos claros dela no dia a dia.
Passo 2
Primeiro, vamos definir o que é uma variável quantitativa discreta. Basicamente, são variáveis que podem ser contadas, ou seja, elas assumem valores finitos ou enumeráveis. Diferente das variáveis contínuas, que podem assumir qualquer valor dentro de um intervalo, as discretas têm valores específicos e separados.
Passo 3
Por exemplo, pense no número de alunos em uma sala de aula. Você pode ter 20, 21, 22 alunos, mas não 20,5 alunos. Isso porque não dá para ter meio aluno, então esse é um exemplo de variável quantitativa discreta.
Passo 4
Outro exemplo é o número de carros em um estacionamento. Você pode ter 50, 51, 52 carros e assim por diante. Não faz sentido ter 50,3 carros, então novamente estamos falando de uma variável discreta.
Passo 5
Também podemos considerar o número de vezes que alguém vai ao cinema em um mês. Alguém pode ir 0, 1, 2 vezes, mas não 1,5 vezes. Esse é mais um caso de variável quantitativa discreta.
Resposta
Uma variável quantitativa discreta é aquela que assume valores específicos e contáveis, geralmente números inteiros. Exemplos incluem o número de alunos em uma sala, o número de carros em um estacionamento e o número de vezes que alguém vai ao cinema em um mês.