O fígado e outras vísceras contêm grandes quantidades de ácidos nucleicos. Durante o processo de digestão, o RNA é hidrolisado a ribose, entre outras substâncias químicas. Explique como a ribose pode ser usada como combustível.

Passo 1

Então, a gente vai falar sobre como o fígado e outras vísceras têm bastante ácidos nucleicos, e durante a digestão, o RNA é quebrado em ribose e outras substâncias. A matéria que vamos abordar aqui é Biologia, mais especificamente bioquímica, e vamos precisar entender como os açúcares como a ribose podem ser usados pelo nosso corpo para gerar energia.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é a ribose. A ribose é um tipo de açúcar, um carboidrato, que faz parte da estrutura dos ácidos nucleicos como o RNA. Os carboidratos são moléculas que nosso corpo usa como uma das principais fontes de energia.

Passo 3

Agora, quando a ribose é liberada durante a digestão do RNA, ela pode ser aproveitada pelas células do nosso corpo. Para isso, ela precisa entrar em um processo chamado glicólise, que é uma das etapas principais do metabolismo energético.

Passo 4

Na glicólise, a ribose é convertida em glicose-6-fosfato através de uma série de reações químicas. A glicose-6-fosfato é então metabolizada para produzir ATP (adenosina trifosfato), que é a molécula que armazena e transporta energia dentro das células.

Passo 5

Além da glicólise, a ribose também pode entrar no ciclo do ácido cítrico, também conhecido como ciclo de Krebs, onde é completamente oxidada para gerar mais ATP. Esse ciclo é fundamental para a produção de energia de forma eficiente.

Resposta

Então, resumindo, a ribose proveniente da digestão do RNA é utilizada como combustível pelo nosso corpo através de processos metabólicos como a glicólise e o ciclo de Krebs, que convertem a ribose em ATP, fornecendo a energia necessária para as funções celulares.

Exercícios relacionados

A maioria das vias metabólicas inclui uma reação enzimática que compromete um metabólito a continuar pela via. Identifique a primeira etapa comprometida da via das pentoses fosfato. Explique sua razão.
O pirofosfato de tiamina desempenha algum papel na via das pentoses fosfato? Em caso positivo, qual é esse papel?
O glicogênio é degradado por um processo de fosforólise, que produz glicose-1-fosfato. Que vantagem tem esse processo sobre uma hidrólise simples, que produziria glicose no lugar de glicose fosforilada?
Sugira um motivo energético pelo qual os nucleotídeos de açúcar, como UDP-glicose, desempenham um papel na síntese de glicogênio, em vez dos açúcares fosfato, como a glicose-6-fosfato.