Enunciado
Probabilidade e Estatística - Probabilidade, um curso moderno com aplicações, de Sheldon Ross- Ed: 8º - Capítulo 7.Problemas - Ex. 60
Cada um de m + 2 jogadores deposita 1 unidade em uma caixinha com o intuito de jogar o seguinte jogo: uma moeda honesta é jogada sucessivamente n vezes, onde n é um número ímpar, e os resultados obtidos são anotados. Antes das n jogadas, cada jogador escreve o seu palpite. Por exemplo, se n = 3, então um jogador pode escrever (H, H, T), o que quer dizer que ele acha que as duas primeiras jogadas vão dar cara (H) e a terceira jogada vai dar coroa (T). Após as jogadas, o jogador conta o número total de palpites corretos. Assim, se saírem 3 caras, o jogador que escreveu (H, H, T) terá 2 palpites corretos. A caixinha com os depósitos de todos os m + 2 jogadores é então dividida igualmente entre os jogadores com o maior número de palpites certos.
Como cada uma das jogadas tem a mesma probabilidade de dar cara ou coroa, m dos jogadores decidiram fazer seus palpites de maneira completamente aleatória. Especificamente, eles vão jogar uma de suas próprias moedas honestas n vezes e então usar o resultado obtido como palpite. Entretanto, os 2 últimos jogadores formaram uma sociedade e utilizarão a seguinte estratégia: um deles fará seus palpites da mesma maneira aleatória que os demais jogadores, mas o outro fará uma aposta exatamente oposta à do primeiro. Isto é, se um deles apostar cara, o outro apostará coroa. Por exemplo, se o palpite de um for (H, H, T), o palpite do outro será (T, T, H).
(a) Mostre que exatamente um dos membros da sociedade terá mais de palpites corretos (lembre que n é ímpar).
(b) Suponha que X represente quantos dos m jogadores não participantes da sociedade terão mais de palpites corretos. Qual é a distribuição de X?
(c) Com X definido como na letra (b), mostre que
(d) Use a letra (c) do Problema 59 para concluir que
e calcule explicitamente este número quando m = 1,2, e 3. Como é possível mostrar que
tem-se que a estratégia da sociedade sempre leva a um lucro esperado positivo.
Passo 1
Salve galera estudiosa, tudo certin??
Vamos para mais um problema de Probabilidade.
(a) Vale salientar que os palpites são complementares. Se ambos os jogadores deveriam ter menos que palpites corretos, isso levaria a existirem menos de n lançamentos, o que seria uma contradição. Agora, se ambos os jogadores viessem a ter mais de palpites corretos isso acabaria por gerar mais de n lançamentos no total, o que também seria uma contradição. Podemos concluir então que existe apenas um jogador que tem mais de palpites corretos.
(b) A probabilidade de que um único não-membro da sociedade ter mais de palpites corretos é igual a uma vez que n é ímpar e as probabilidades de sair cara ou coroa em um único lançamento são iguais. Então, se nós sabemos que os não-membros da sociedade fazem seus palpites independentes, teremos que:
Passo 2
(c) Nós mostramos no item (a) que somente um jogador da sociedade pode ganhar. Também temos que X não-membros da sociedade serão ganhadores. Logo, haverão X + 1 ganhadores e eles irão dividir uma quantia m+2 de dinheiro. Portanto, o ganho esperado da sociedade é dado por:
(d) No problema 59 desta mesma seção foi obtido o seguinte resultado:
Assim, fazendo B = X, n = m e p = temos que:
O que implica em que:
Analisando os resultados para m = 1, 2, 3 obtemos:
m = 1 →
m = 2 →
m = 2 →
Assim, podemos deduzir que para cada unidade de dinheiro apostada é esperado que se ganhe mais que o dobro de recompensa.
Resposta
a) Demonstrado por contradição
b)
c)
d)
m = 1 →
m = 2 →
m = 3 →