Cada um de m + 2 jogadores deposita 1 unidade em uma caixinha com o intuito de jogar o seguinte jogo: uma moeda honesta é jogada sucessivamente n vezes, onde n é um número ímpar, e os resultados obtidos são anotados. Antes das n jogadas, cada jogador escreve o seu palpite. Por exemplo, se n = 3, então um jogador pode escrever (H, H, T), o que quer dizer que ele acha que as duas primeiras jogadas vão dar cara (H) e a terceira jogada vai dar coroa (T). Após as jogadas, o jogador conta o número total de palpites corretos. Assim, se saírem 3 caras, o jogador que escreveu (H, H, T) terá 2 palpites corretos. A caixinha com os depósitos de todos os m + 2 jogadores é então dividida igualmente entre os jogadores com o maior número de palpites certos.

Como cada uma das jogadas tem a mesma probabilidade de dar cara ou coroa, m dos jogadores decidiram fazer seus palpites de maneira completamente aleatória. Especificamente, eles vão jogar uma de suas próprias moedas honestas n vezes e então usar o resultado obtido como palpite. Entretanto, os 2 últimos jogadores formaram uma sociedade e utilizarão a seguinte estratégia: um deles fará seus palpites da mesma maneira aleatória que os demais jogadores, mas o outro fará uma aposta exatamente oposta à do primeiro. Isto é, se um deles apostar cara, o outro apostará coroa. Por exemplo, se o palpite de um for (H, H, T), o palpite do outro será (T, T, H).

(a) Mostre que exatamente um dos membros da sociedade terá mais de n 2 palpites corretos (lembre que n é ímpar).

(b) Suponha que X represente quantos dos m jogadores não participantes da sociedade terão mais de n 2 palpites corretos. Qual é a distribuição de X?

(c) Com X definido como na letra (b), mostre que

E l u c r o   d a   s o c i e d a d e = m + 2 × E 1 X + 1

(d) Use a letra (c) do Problema 59 para concluir que

E l u c r o   d a   s o c i e d a d e = 2 m + 2 m + 1 × 1 - 1 2 m + 1

e calcule explicitamente este número quando m = 1,2, e 3. Como é possível mostrar que

2 m + 2 m + 1 × 1 - 1 2 m + 1 > 2

tem-se que a estratégia da sociedade sempre leva a um lucro esperado positivo.

Passo 1

Salve galera estudiosa, tudo certin??

Vamos para mais um problema de Probabilidade.

(a) Vale salientar que os palpites são complementares. Se ambos os jogadores deveriam ter menos que n 2 palpites corretos, isso levaria a existirem menos de n lançamentos, o que seria uma contradição. Agora, se ambos os jogadores viessem a ter mais de n 2 palpites corretos isso acabaria por gerar mais de n lançamentos no total, o que também seria uma contradição. Podemos concluir então que existe apenas um jogador que tem mais de n 2 palpites corretos.

(b) A probabilidade de que um único não-membro da sociedade ter mais de n 2 palpites corretos é igual a 1 2 uma vez que n é ímpar e as probabilidades de sair cara ou coroa em um único lançamento são iguais. Então, se nós sabemos que os não-membros da sociedade fazem seus palpites independentes, teremos que:

X ~ B i n o m i a l m , 1 2

Passo 2

(c) Nós mostramos no item (a) que somente um jogador da sociedade pode ganhar. Também temos que X não-membros da sociedade serão ganhadores. Logo, haverão X + 1 ganhadores e eles irão dividir uma quantia m+2 de dinheiro. Portanto, o ganho esperado da sociedade é dado por:

E l u c r o   d a   s o c i e d a d e = E m + 2 X + 1 = m + 2 × E 1 X + 1

(d) No problema 59 desta mesma seção foi obtido o seguinte resultado:

E 1 B + 1   = ( 1   -   1 - p n + 1 ) n + 1 p

Assim, fazendo B = X, n = m e p = 1 2 temos que:

E 1 X + 1   = 2 . 1   -   1 2 m + 1 m + 1

O que implica em que:

E l u c r o   d a   s o c i e d a d e = 2 m + 2 m + 1 1   -   1 2 m + 1

Analisando os resultados para m = 1, 2, 3 obtemos:

m = 1 → E l u c r o   d a   s o c i e d a d e = 2,25

m = 2 → E l u c r o   d a   s o c i e d a d e = 2,3 3

m = 2 → E l u c r o   d a   s o c i e d a d e ≈ 2,34

Assim, podemos deduzir que para cada unidade de dinheiro apostada é esperado que se ganhe mais que o dobro de recompensa.

Resposta

a) Demonstrado por contradição

b)

X ~ B i n o m i a l m , 1 2

c)

E l u c r o   d a   s o c i e d a d e = m + 2 × E 1 X + 1

d)

m = 1 → E l u c r o   d a   s o c i e d a d e = 2,25

m = 2 → E l u c r o   d a   s o c i e d a d e = 2,33

m = 3 → E l u c r o   d a   s o c i e d a d e ≈ 2,34