Enunciado

A cada noite diferentes meteorologistas nos dão a probabilidade de chuva no dia seguinte. Para julgar quão boa é a previsão do tempo feita por essas pessoas, vamos classificá-las da forma a seguir: se um meteorologista diz que choverá com probabilidade p, então ele ou ela receberá uma nota de:

1 - 1 - p 2 → se chover

1 - p 2   → se não chover

Vamos então anotar as notas ao longo de um determinado período de tempo e concluir que o meteorologista com a maior nota média é aquele que melhor prevê o tempo. Suponha agora que certo meteorologista esteja ciente de nosso mecanismo de notas e queira maximizar sua nota esperada. Se essa pessoa acredita verdadeiramente que choverá amanhã com probabilidade p * , que valor de “p” ele ou ela deve declarar de forma a maximizar a nota esperada?

Passo 1

E aí povo, sem papo, sem enrolação, bora fazer essa besteirinha.

Tu se ligou que o que ele quer é só que a gente calcule a esperança, derive e iguale a zero né!? Pois se tu não se ligou, se liga agora. Porque é isso que a gente vai fazer pra matar essa.

E n o t a = p * ⋅ 1 - 1 - p 2 + ( 1 - p * ) ( 1 - p 2 )

Passo 2

Derivando em relação a p e igualando a zero:

d E d p = 2 p * 1 - p - 2 p 1 - p * = 0 → p = p *

Se ligasse aqui, é só o cara falar a verdade e dizer qual é a real probabilidade de chover amanhã. É SÓ NÃO MENTIR, DAR O PAPO RETO.

Resposta

p = p *