No Exercício 11.49, teste a hipótese de que p = 0
contra a alternativa de que p * 0. Use um nível de significância de 0,05.
Passo 1
Saaaalve, tranquilo? Vamos lá resolver mais uma questão juntos?! 😊
O coeficiente de correlação para os dados fornecidos é o seguinte:
Passo 2
Agora temos que testar as hipóteses de que o coeficiente de correlação contra a alternativa . A seguir estão os passos para testar as hipóteses de dar. Passo 1:Hipótese Nula : O coeficiente de correlação é zero, ou seja, . Passo 2:Hipótese Alternativa : O coeficiente de correlação não é igual a zero, ou seja,
Passo 3
Passo 3: O nível de significância é . Passo 4:Estatística de teste: A estatística de teste usada aqui é T tendo uma distribuição t com graus de liberdade, dada da seguinte forma:
Passo 4
Passo 5:Região Crítica: O valor crítico da estatística de teste 't' para 4 graus de liberdade em um nível de significância no teste de duas caudas é . Passo 6:Computação: O valor calculado de't' é dado da seguinte forma:
Passo 5
Passo 7:Inferência: Uma vez que o valor calculado de 't' é , que é menor do que o valor crítico de ' ' para 4 graus de liberdade ao nível de significância.
Portanto, temos evidências suficientes para aceitar a hipótese alternativa de não haver correlação, ou seja, não há correlação entre as duas variáveis.
Resposta
Resposta nos passos.