Nos exercícios 29 e 30, decida se você deve usar a distribuição normal padrão ou uma distribuição t para realizar o teste de hipótese. Justifique sua decisão. Depois, use a distribuição para testar a afirmação. Escreva um parágrafo curto sobre os resultados do teste e o que você pode concluir sobre a afirmação.

29. Consumo de combustível

Uma empresa automotiva afirma que o consumo médio de combustível para o seu sedan de luxo é de pelo menos 23 milhas por galão. Você acredita que a afirmação está incorreta e descobre que uma amostra aleatória de 5 carros tem uma média de consumo de combustível de 22 milhas por galão e um desvio padrão de 4 milhas por galão. Considerando o nível de significância α = 0,05, teste a afirmação da empresa. Suponha que a população é normalmente distribuída.

Passo 1

Salve, fera! Tudo bem? Essa questão pode não ser tão simples. Vamos encará-la juntos?

Pelos dados do enunciado percebe-se que o desvio padrão da população é desconhecido, a amostra é aleatória e a população é normalmente distribuída, então devemos usar a distribuição t.

A afirmação é “o consumo médio de combustível para o seu sedan de luxo é de pelo menos 23 milhas por galão”

H 0 :   μ ≥ 23   ; H a :   μ < 23

O valor de t é dado por:

t = x - - μ 0 s n =   22 - 23 4 5 = - 0,559

Os valores críticos podem ser encontrados usando os graus de liberdade g . l . = 5 - 1 = 4 e a significância ∝   = 0,05 na tabela de distribuição t, assim temos:

t =   - 2,132

A região de rejeição está abaixo de t.

Como o valor de t encontrado está acima do valor crítico, - 0,559 > - 2,132 , não devemos rejeitar a hipótese nula. Isso não é o suficiente para rejeitar a afirmação.

Não há evidência suficiente, ao nível de significância de 5%, para rejeitar a afirmação da empresa de carros de que o consumo médio de combustível para o sedan de luxo seja de pelo menos 23 milhas por galão

Espero ter ajudado! Abraços e até a próxima!

Resposta

Veja a justificativa acima.