Nos exercícios 5 a 8, use a Tabela B.11 do Apêndice B ou realize um teste de hipótese usando a Tabela B.5 para tirar uma conclusão sobre o coeficiente de correlação. Se for conveniente, use tecnologia.

Refira-se aos dados no Exercício 2. Com α = 0,05, há evidência suficiente para concluir que existe uma correlação linear significativa entre os dados? (Use o valor de r encontrado no Exercício 2.

Passo 1

E aí pessoal, belezinha. Vamos com a revisar os conteúdos de correlação e regressão!!!

Um nível de significância de 0,05 exprime que em 95% das vezes teremos as previsões realizadas como sendo corretas para a população de onde tal amostra foi selecionada. Para realizarmos o teste de significância, devemos utilizar os valores críticos dados na Tabela B.11 do Apêndice B (construída em função da distribuição-t). Caso o valor absoluto de r seja maior que o valor crítico obtido teremos evidências suficientes para afirmar que a correlação é significativa.

Mas e então, o que temos que fazer?

Passo 2

Na amostra temos um total de 8 pares de dados. A partir desse valor, utilizando a tabela B.11 (na página 564), podemos obter os valores críticos para os níveis de significância.

Para n = 8 e α = 0,05 temos o valor cruzado pelas linhas vermelhas na tabela acima.

O valor crítico obtido é 0,707. O coeficiente de correlação r, calculado no exercício 1, foi de 0,2966.

Passo 3

Como r ≈ 0,2966 < 0,707 , não temos evidências suficientes para concluir que há uma correlação linear, para a população de onde a amostra foi obtida, ao nível de significância de 5%.

Resposta

Ver passo a passo.