Uma moeda que dá cara com probabilidade p é jogada até que um total de n caras ou m coroas seja acumulado. Determine o número esperado de jogadas. Dica: Imagine que a pessoa continue a jogar a moeda mesmo após atingir o seu objetivo. Suponha que X represente o número de jogadas necessárias para que se obtenham n caras, e que Y represente o número de jogadas necessárias para que se obtenham m coroas. Note que . Compute condicionando no número de caras que aparecem nas primeiras jogadas.
Passo 1
Fala galeraaa!
Vamos que vamos!
Defina como o número de caras nas primeiras jogadas . Temos que . Considere a variável aleatória . Ela marca o número de lançamentos necessários para obter cara e coroa. Usando a lei da expectativa total, temos que:
Agora, vamos dividir essa soma em duas somas menores. Se , isso significa que já temos coroa nos primeiros lançamentos de . Então, precisamos obter caras restantes para atingir nosso objetivo.
Assim, etapas adicionais têm distribuição binomial negativa e, portanto, a quantidade esperada de etapas é igual a:
Se , significa que já coletamos caras nos primeiros lançamentos de e precisamos obter caras restantes para cumprir nosso objetivo. Da mesma forma que o anterior, temos que o número esperado de passos neste caso é igual a:
Finalmente, o número esperado de passos é igual a:
Agora, o número esperado de lançamentos para obter cara ou coroa (que é ) é igual a:
Resposta
Calcule usando a lei da expectativa total condicionando , número de caras dentro de lançamentos. Em seguida, use a relação para obter o valor requerido.