As usinas elétricas abastecidas a carvão usadas no setor elétrico têm recebido atenção pública crescente em decorrência dos problemas ambientais associados a lixos sólidos gerados pela combustão em larga escala ("Fly Ash Binders in Stabilization of FGD Wastes", J . of Environmental Engineering, 1998, p. 43-49). Um estudo foi conduzido para analisar a influência de três fatores - tipo de aglutinante ( A ) , quantidade de água ( B ) e método de descarte ( C ) - que afetam determinadas características de lixiviação de lixos sólidos da combustão. Cada um dos fatores foi estudado em dois níveis. Um experimento 2 3 não-replicável foi realizado, e um valor de resposta CE50 (de concentração efetiva em mg/L, que diminui 50 % da luz em um ensaio de bioluminescência) foi medido para cada combinação de níveis do fator. Os dados experimentais são fornecidos na tabela a seguir:

Construa uma ANOVA apropriada e expresse suas conclusões.

Passo 1

E aí pessoal partiu para mais uma questão de (probabilidade)? Abaixo começaremos trazendo algumas informações do enunciado:

Usamos o método de Yates para calcular as somas dos quadrados e, para facilitar o cálculo, dividimos cada observação por 1000 .

Assumimos que não há interação de três vias, então o MSABC se torna o MSE para ANOVA:

Com F 05,1 , 8 = 5.32   Os efeitos principais de B e C são significativos no nível 0,05, assim como a interação BC. Concluímos que embora o tipo de ligante (A) não seja significativo, tanto a quantidade de água (B) quanto o cenário de disposição do solo (C) afetam as características de lixiviação em estudo, e há alguma interação entre os dois fatores.

Resposta

Concluímos que embora o tipo de ligante (A) não seja significativo, tanto a quantidade de água (B) quanto o cenário de disposição do solo (C) afetam as características de lixiviação em estudo, e há alguma interação entre os dois fatores.

Espero que tenham aprendido com essa questão, até a próxima !