Como varia a velocidade de um corredor no curso de uma maratona (uma distância de 42,195 km)? Considere a determinação do tempo de corrida dos cinco primeiros quilômetros e o tempo de corrida entre os pontos dos kms 35 e 40; subtraia o primeiro tempo do último. Um valor positivo dessa diferença corresponde a um corredor que diminui seu ritmo no final da corrida. O histograma a seguir se baseia nos tempos de corredores que participaram de diversas maratonas diferentes no Japão (“Factors Affecting Runners’ Marathon Performance”, Chance, Fall, 1993, p. 24-30). Que características são interessantes nesse histograma? Qual é um valor típico da diferença ? Grosso modo, que proporção dos maratonistas correu a última etapa mais rápido que a primeira?
Passo 1
Olá, tudo bem? Ficou com dúvida nesse exercício? Vem que eu te ajudo.
Primeiramente, vamos definir as características interessantes do histograma. Uma seria que as maiores frequências se encontram entre o tempo 0 e 300. Outra característica é que a frequência aumenta até o tempo 100, depois ela só reduz.
Passo 2
Vamos para o próximo passo?
Depois, precisamos encontrar um valor típico da diferença. Para responder isso, vamos analisar a diferença entre as frequências. Perceba que no início nós temos duas mudanças drásticas, e depois passamos a ter pequenas mudanças, e essas mudanças são de em média 30 unidades.
Passo 3
Agora precisamos calcular a proporção dos maratonistas correu a última etapa mais rápido que a primeira. Para isso, vamos calcular a razão entre os que cumprem esses requisitos e o resto. Ficando 1/8
Resposta
Agora é só arrasar!
Observamos duas características, uma seria que as maiores frequências se encontram entre o tempo 0 e 300. Outra característica é que a frequência aumenta até o tempo 100, depois ela só reduz. E a outra característica é que a frequência aumenta até o tempo 100, depois ela só reduz.
Um valor típico da diferença é 30. E por fim, a proporção é ⅛.
Espero ter ajudado! 😊