Um amp. op. nõo-ideal mostrado em (a) pode ser representado pelo modelo de (b), onde A é um ganho muito elevado, da ordem de 10^5 . Para amp. op de alta qualidade, o ganho deve ser muito maior, da ordem de 10^8 ou superior. (Um modelo mais sofisticado tem um resistor entre os terminais 1 e 2 em (b), de modo que as correntes de entrada não sejam exatamente zero. Esta resistência deve ser de valor muito elevado - (10^5 a 10^15), que será representada como um circuito aberto.) Finalmente, como V1 = V0/A e A é extremamente elevado, V1 tende a zero. No caso ideal (A ) V1 = 0, como bem sabemos. (a) Mostre que, para um amplificador não-ideal, o seguidor de tensão da Figura 3.13 tem a saída: v2 = Av1/(1+A) e então para o caso ideal, V2 = VI (b) Calcule V2 para casos em que A = 10^5, 100 e 1.
Passo 1
Falaa galerinhaa!!! Tudo tranquilo?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para o determinar as relações das tensões. Puts!! Já parece difícil?? Vai ser tranquilo. Partiu??
Passo 2
Então bora láa!!
Vamos para a letra a)
Um caso especial é o caso em que (curto-circuito) e (circuito aberto), mostrado na Figura 3.13. Este circuito tem , ou e é denominado de seguidor de tensão, isto é, segue . Ele também é chamado um amplificador "buffer", pois pode ser usado para isolar um circuito de outro. (A tensão nos dois pares de terminais é a mesma, mas não há circulação de corrente de um par para outra.)
Sendo assim
Para o caso ideal, como e
Portanto
Passo 3
Agora vamos para o último passo!!
Na letra b)
Considerando a fórmula encontrada em a)
Para
Para
Para
Pronto!!
Resposta
a) e
b)
Para
Para
Para