Circuitos Monofásicos
Resumo
Aqui nessa página vamos começar a aprender sobre os circuitos monofásicos! Partiu?
A definição de circuitos monofásicos é bem simples, são circuitos que são alimentados por uma única fonte de tensão, por isso o prefixo "mono".
Aqui nesse assunto, você vai ver sobre os circuitos CA monofásicos. Esse CA é a sigla para "Corrente Alternada", ou seja, a corrente que passa no circuito tem seu sentido alternado no tempo. Usualmente, a forma de onda em um circuito CA é a senoidal.
Dentro do estudo de circuitos monofásicos, a primeira coisa que fazemos é analisar os três circuitos ideais, em outras palavras, estudamos inicialmente o que aconteceria se fosse possível ter circuitos puramente resistivo, puramente capacitivo e puramente indutivo.
Então, vamos entender o que são esses circuitos ideais:
CIRCUITO PURAMENTE RESISTIVO
Esse circuito é composto apenas pela fonte de tensão e por um resistor.
CIRCUITO PURAMENTE CAPACITIVO
Similarmente, o circuito puramente capacitivo é composto apenas pela fonte de tensão e um capacitor.
CIRCUITO PURAMENTE INDUTIVO
Por último, o circuito puramente indutivo é composto pela fonte de tensão e por um indutor.
Isso aqui é só o básico do básico sobre os circuitos monofásicos, ainda tem todas as fórmulas e contas que podemos fazer em cada um desses circuitos ideais e nos não ideais também.
Está animado para aprender tudo isso?
Bateu um desespero?
Não precisa, aqui no Responde Aí temos o conteúdo completo sobre circuitos monofásicos explicado com uma linguagem bem simples e descontraída para você aprender da melhor maneira e arrasar na prova.
Quer ter acesso a tudo isso? Então confere o nosso Raio-X, aqui em seguida 👇🏽, veja tudo que temos a te oferecer e assina com a gente. Eu garanto que você não vai se arrepender! 😉