Calcule a potência complexa entregue a uma carga que tem um fator de potência de 0,85 (adiantado) e (a) absorve 10   k W . (b) 10   k v a r . e (c) 1   k V A .

Passo 1

Iae, meus queridos! Td certinho??

Esta questão é bem tranquilinha, ela nos deu o fator de potência de 0,85, e todos os dados de potência temos que dar um jeito de transformar para Potência Aparente (VA).

Para fazer essa transformação, vamos usar o triangulo de potências.

O fator de potência é o mesmo para todos os casos, então o ângulo C o s - 1 ( F P ) é o mesmo para todos os casos, vamos calcula-lo!

cos - 1 ⁡ ( 0,85 ) = - 31,78 °

OBS. A questão nos informou que o fator de potencia está adiantado, ou seja, esse ângulo que calculamos, deve ser negativo.

Passo 2

Na letra (a), a potência dada é de 10 k W , ou seja, observando a unidade, vemos que se trata de um valor de potência ativa.

Usando o triangulo de potencias acima, temos que calcular a potência aparente.

Podemos realizar esse cálculo fazendo a razão entre a potência ativa e o cosseno do ângulo.

S = P 0,85

S = 10 k 0,85

S = 11,76 k V A

Portanto, sua notação complexa é S = 11,76 k   c o m   â n g u l o   d e   - 31,78 ° .

Passo 3

Na letra (b), a potência dada é de 10 k V A r , ou seja, observando a unidade, vemos que se trata de um valor de potência reativa.

Usando o triangulo de potencias acima, temos que calcular a potência aparente.

Podemos realizar esse cálculo fazendo a razão entre a potência ativa e o seno do ângulo.

S = P s e n ( - 37,78 ° )

S = 10 k s e n ( - 37,78 ° )

S = 1 8 , 98 k V A

Portanto, sua notação complexa é S = 18,98 k   c o m   â n g u l o   d e   - 31,78 ° .

Passo 4

Na letra (c) é bem simples, ele já nos deu o valor da potência em VA, ou seja, em potência aparente, então sua notação complexa é S = 1 k ,   c o m   â n g u l o   d e   - 31,78 ° .

Resposta

(a) S = 11,76 k ,   c o m   â n g u l o   d e   - 31,78 ° .

(b) S = 18,98 k ,   c o m   â n g u l o   d e   - 31,78 ° .

(c) S = 1 k ,   c o m   â n g u l o   d e   - 31,78 ° .

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o fator de potência visto pelos terminais da fonte e a reatância necessária a ser conectada em paralelo com a fonte para mudar o fator de potência para a unidade.
Calcule a potência ativa, a potência reativa e a potência complexa entregue pela fonte e o elemento reativo que deve ser colocado em paralelo com a fonte para tornar o fator de potência visto pela fon
Duas cargas em paralelo consomem respectivamente 210 W com um fator de potência de 0,6 (adiantado) e 40 W com um fator de potência de 0,8 (atrasado). Se a tensão através da associação em paralelo é V
Urna carga e alimentada da potência complexa S = 6 + j 8 por uma fonte de tensão de 10 cos ⁡ 100 t . Calcule a capacitância que deve ser conectada em paralelo com a carga para que o fator de potência
Calcule o fator de potência para a) urna carga consistindo em urna associação em serie de um resistor de 10 Ω e um indutor de 10m H operando em 60H z ;b) urna carga capacitiva que consome 25 A (eficaz