Enunciado

Calcule a transformada de Laplace de

a )   t ⋅ e - 2 t u ( t )

b )   u ( t - 3 )

c )   f t = 1 ,           0 < t < 2 0 ,                     c c

Passo 1

Partiu, resolver um conjuntinho de exercícios de transformadas de Laplace. O foco destes 3 exercícios é trabalhar a propriedade da translação. Tanto no tempo quanto na frequência. Sendo assim, vamos lá:

a) Se há uma exponencial no tempo, deveremos fazer uma translação no domínio da frequência. Neste caso, vamos pegar a transformada de “t” e substituir tudo o que tem “s” por “s+2”:

= L t = 1 s ⇒ L t ⋅ e - 2 t = 1 s + 2

Passo 2

b) Aqui, temos uma translação, ou deslocamento como vocês preferirem. E essa translação é no domínio do tempo, isso significa que deverá existir uma exponencial no domínio da frequência. Via de regra, a translação no domínio do tempo deve ter a forma f t - a u ( t - a ) , mas como temos uma constante, no caso “1”, multiplicando a função de Heaviside (u(t)), então vamos focar apenas nesta.

L u t = 1 s ⇒   L u t - 3 = 1 s ⋅ e - 3 s

Passo 3

Finalmente, temos uma função que é dada por partes. Como só envolve uma constante, vamos expressá-la como uma combinação de funções de Heaviside:

f t = 1 ⋅ u t - 0 - u t - 2 + 0 ⋅ u t - 2

f t = u t - u ( t - 2 )

Agora, percebamos um detalhe: a segunda função de Heaviside tem uma translação temporal. Primeiro devemos conhecer a transformada da função de Heaviside sem translação:

L u t = 1 s

L u t - u t - 2 = 1 s - 1 s ⋅ e - 2 s

Resposta

a ) L t ⋅ e - 2 t = 1 s + 2 u ( t )

b )   L u t - 3 = 1 s ⋅ e - 3 s u ( t )

c )   L u t - u t - 2 = 1 s - 1 s ⋅ e - 2 s u ( t )