Enunciado

Considere o gráfico do Ex. 7.1.2 como sendo o gráfico de i(A) versus t(ms) em um capacitor de 1/4-F. Calcule a tensão em t = -4, -1, 1,5 e 8 ms.

Passo 1

Falaa galerinhaa!!! Tudo tranquilo?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para achar a tensão em relação à corrente em um capacitor. Vai ser tranquilo. Partiu??

Passo 2

Nosso primeiro passo vai ser analisar os trechos do gráfico. Podemos escrever como:

Ok, agora o nosso problema vai ser relembrar qual a relação que nos dá a corrente de um capacitor. Responde Aí!! Lembrou?? Não?!

i = C d v d t

Mas, como queremos descobrir a tensão, vamos transformar para a notação integral.

v =   1 C     ∫ i   d t + v ( 0 )

Como já temos todos os dados, é só jogar os valores ali. Só não pode esquecer de integrar as equações das correntes hein!!

Passo 3

Pronto!! Agora é só jogar daqui pra lá e de lá pra cá!

Resposta

Exercícios de Livros Relacionados

Deduza uma equação para a divisão de tensão entre dois capacitores em serie descarregados, calculando os valores de v1 e v2.
Deduza uma equação para a divisão da corrente entre dois capacitores em paralelo, calculando os valores de i1 e i2.
O circuito está em regime permanente cc em t = 0-. Calcule (a) i1, (b) i2, (c) i3, (d) ic e (e) Vc em t=0- e em t=0+.
Capacitores de Mylar tem um produto resistência-capacitância de 10^5 𝝮-F. Calcule o resistor equivalente em paralelo na Fig. 7.14 para os seguintes capacitores: (a) 100 pF, (b) 0,1 uF, e (c)1uF
Na Fig. 7.17, considere C1 = 1/2 F, C2 = 1F, v1(0-) = 10 V, v2(0-) = 4 V, e caIcule v1(0+), v2(0+), e a energia total armazenada no circuito em t = 0- e em t = 0+.