Enunciado
Elétrica - Introdução a Análise de Circuitos, de Boylestad- Ed: 10º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 6b
a) Desenhe o circuito equivalente de thévenin para o circuito externo ao resistor R em cada um dos circuitos mostrados na Figura 9.128
b) determine a corrente em R para R igual a
Passo 1
Agora para o circuito b) é só fazer o mesmo passo a passo do circuito a) precisa relembrar ou você já está craque? claro que já está craque, mas vamos escrever mesmo assim:
1. Leve todas as fontes em 0, e calcule a resistência (Rth) à partir dos terminais avaliados
2. Volte com as fontes e descubra a tensão nos terminais avaliados (Vth)
3. Redesenhe o circuito com a tensão calculada e a resistência calculada.
Para levar a fonte de tensão a 0 é só fazer um curto circuito na fonte, ou seja, é como se ela não existisse mais e a corrente passasse normalmente por ela!
Vamos calcular Rth então. Se a gente olhar pelos terminais de R a resistência total é R1 e R2 em paralelo, isso tudo em série com R3. Bora escrever e calcular:
Feito! agora vamos para o Vth
Passo 2
Vamos agora voltar com a fonte de tensão e calcular a tensão nos terminais de R. Conseguimos perceber que o R3 fica "pendurado", ou seja, ele não contribui para o circuito, dessa forma a tensão em R é a tensão que fica em R2 pois eles ficam em paralelo! (tô achando que o moço que escreveu esse livro fez de propósito o R3 sempre ficar pendurado para chatear ele)
Para descobrirmos a tensão de R (Vth) então vamos usar o divisor de tensão entre R1 e R2 pois eles estão em série:
Passo 3
Pronto, agora é só redesenhar o circuito de thévenin que conhecemos com os valores que encontramos:
Passo 4
Com o circuito desenhado no passo anterior conseguimos calcular a corrente para diferentes valores de resistência de forma muito fácil pois o equivalente de thévenin é um circuito série simples:
Para :
Para :
Para :
Resposta
a) ,
b) Para
Para
Para