(0,50) I) Um transformador trifásico apresenta no secundário tensão
entre duas fases diferentes. Determine o valor da tensão a ser obtida no secundário, realizando-se a ligação fase-neutro dos terminais desse mesmo transformador?
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! Aqui temos um transformador trifásico com uma tensão entre fases de $ U = 480 , V $ no secundário. Nosso objetivo é descobrir qual será a tensão entre uma fase e o neutro quando conectarmos os terminais desse transformador em estrela (fase-neutro). Para isso, vamos precisar entender um pouco sobre sistemas trifásicos e como as tensões se relacionam nesse tipo de ligação.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que em um sistema trifásico, existem dois tipos principais de ligações: estrela (Y) e delta (Δ). Cada uma dessas ligações tem uma forma diferente de distribuir as tensões e correntes.
Na ligação estrela (Y), cada fase está conectada ao neutro, formando uma estrela. Já na ligação delta (Δ), as fases estão conectadas em um loop fechado, sem ponto neutro.
Passo 3
No exercício, a tensão fornecida é de $ 480 , V $ entre duas fases diferentes, ou seja, essa é a tensão de linha ($ U_{linha}
U_{fase} $), que é a tensão entre uma fase e o neutro.
Passo 4
Em um sistema trifásico equilibrado ligado em estrela, a relação entre a tensão de linha ($ U_{linha}
U_{fase} $) é dada pela fórmula:
Essa relação ocorre porque, geometrica e matematicamente, as tensões nas fases estão defasadas em 120 graus, e a tensão de linha é a diferença vetorial entre duas tensões de fase.
Passo 5
Aplicando a fórmula com os valores fornecidos:
Portanto, a tensão entre fase e neutro será aproximadamente $ 277 , V $.
Resposta
A tensão entre fase e neutro será aproximadamente $ 277 , V $.