O ângulo de incidência de um raio de luz em um espelho plano é igual a 25 ºC. Nessas condições, o ângulo entre o espelho e o raio refletido é igual a: Entre o espelho e o raio está separado perpendicularmente pela NORMAL formando um ângulo de 90°. 90 - 25 = 65°

Passo 1

Vamos entender o que a questão está pedindo. Temos um raio de luz incidindo em um espelho plano com um ângulo de 25º. Queremos descobrir qual é o ângulo entre o espelho e o raio refletido. Para resolver isso, vamos usar as leis da reflexão da luz, que são parte da óptica.

Passo 2

Primeiro, precisamos lembrar que a lei da reflexão diz que o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão. Ou seja, se o raio de luz chega com um ângulo de 25º em relação à linha normal (a linha perpendicular ao espelho), ele vai refletir com o mesmo ângulo de 25º em relação à normal.

Passo 3

Agora, sabemos que a normal forma um ângulo de 90º com o espelho. Então, para encontrar o ângulo entre o espelho e o raio refletido, vamos subtrair o ângulo de reflexão da normal.
Ângulo entre o espelho e o raio ref<=tido = 90º - 25º ºº

Passo 4

Fazendo a conta:
90º - 25º = 65º ººº

Resposta

O ângulo entre o espelho e o raio refletido é igual a 65º.

Exercícios relacionados