Equações Básicas na Forma Integral para um Volume de Controle
Resumo
CARAMBA!!! Equações Básicas na Forma Integral para um Volume de Controle?
Assunto com o nome grande, não é? Assusta?
Mas calma, o nome é grande, porém o assunto não é tão complicado assim quanto parece.
Aqui nós estamos na matéria Mecânica dos Fluidos, então vamos abordar esse assunto no contexto de escoamento de fluidos, beleza?
Primeiramente, é importante a gente entender o que seria o chamado Volume de Controle. O volume de controle, também chamado carinhosamente de VC, é a região do espaço, escolhida por nós, que engloba o escoamento do fluido que iremos analisar.
Para você entender melhor, dá uma olhada aqui nessa imagem, na qual o fluido escorre da região A para a região B:
Qual região do espaço escolheríamos para ser nosso VC? A que está em laranja? em roxo? ou em vermelho?
É importante a gente escolher uma região que a gente consiga analisar o escoamento como um todo, ou seja, consiga analisar propriedades no início e no final do escoamento.
Isso ocorre se escolhermos a região em vermelho, pois ela pega a região A, na qual o fluido começa escoando, e pega também a região B, para a qual o fluido escoa, e assim conseguimos ver o escoamento como um todo, sacou?
Beleza, mas para que temos que escolher um volume de controle?
Que bom que você está se questionando isso. Escolhemos o volume de controle porque é essa região que vamos analisar e aplicar as equações básicas para conseguirmos informações sobre o escoamento.
Existem diversas coisas que queremos saber sobre o escoamento como: velocidade, vazão mássica, vazão volumétrica, pressão, etc.
E é aí que entram as equações básicas na forma integral para um volume de controle. Como o próprio nome já diz são equações na forma integral que serão aplicadas no volume de controle para descobrirmos uma propriedade.
A vazão volumétrica, por exemplo, ela é representada por
Onde:
é a área da superfície transversal ao escoamento; é a velocidade de escomento do fluido sobre a superfície de área e; a vazão volumétrica, expressa em unidade de volume por tempo.
Similarmente, podemos encontrar a vazão mássica,
Onde:
é a área da superfície transversal ao escoamento; é a velocidade de escomento do fluido sobre a superfície de área e; é a densidade do fluido que está escoando, e; a vazão mássica, expressa em unidade de massa por tempo.
Deu pra começar a entender o assunto não é mesmo?
Essa é uma parte bem inicial e mais tranquila, mas não precisa de desesperar porque temos aqui todo o conteúdo que precisa. Vai aprender sobre a equação de Bernoulli, Princípio da Continuidade e muitas outras coisas.
Confere o nosso Raio-X aqui em seguida. Você vai ver todo o nosso conteúdo organizado e separado para você estudar tudo de maneira rápida e descontraída e arrasar na prova. 👇🏽