Um bloco de madeira flutua na água com 0,646 do seu volume submerso. No óleo, 0,918 do seu volume fica submerso. Determine a densidade (a) da madeira e (b) do óleo.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um bloco de madeira que flutua na água com 64,6% do seu volume submerso e no óleo com 91,8% submerso. O conteúdo que a gente vai usar aqui é o Princípio de Arquimedes, que fala que a força de empuxo iguala o peso do fluido deslocado. A gente precisa calcular a densidade da madeira e a do óleo.

Passo 2

Primeiro, vamos descobrir a densidade da madeira. Quando a madeira flutua na água, a fração do volume submerso é igual à razão entre a densidade da madeira e a densidade da água. A densidade da água é conhecida e vale aproximadamente .
Então, temos:
çãá

Passo 3

Calculando isso:
Então, a densidade da madeira é .

Passo 4

Agora, vamos encontrar a densidade do óleo. Sabemos que no óleo, 91,8% do volume da madeira está submerso. Usando novamente o Princípio de Arquimedes:
çãóó
ó

Passo 5

Para achar a densidade do óleo, a gente isola ó:
ó
ó

Resposta

(a) A densidade da madeira é .
(b) A densidade do óleo é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Julgue as alternativas como verdadeiras ou falsas. Justifique as alternativas falsas. O potencial químico da sacarose em uma solução saturada de sacarose em água a e 1 atm tem que ser igual à energia livre de Gibbs molar da sacarose sólida pura a e 1 atm.
Julgue as alternativas como verdadeiras ou falsas. Justifique as alternativas falsas. Se duas fases e estão em equilíbrio termodinâmico, então o potencial químico da fase tem que ser igual ao potencial químico da fase .
Escreva as condições de equilíbrio de fase para os seguintes sistemas fechados: Sacarose sólida em equilíbrio com uma solução aquosa saturada de sacarose.
Um cristal de ICN é adicionado à água líquida pura e o sistema é mantido a e 1atm. Em um dado momento uma solução saturada é formada e parte do ICN sólido permanece sem dissolver. (a) No início do processo, em que fase o potencial químico do ICN é maior, na fase sólida ou na água pura? (b) O que acontece com o potencial químico do ICN em cada fase quando o cristal se dissolve?