Uma carga de 10 C é colocada em uma casca esférica condutora. Uma partícula com uma carga de -3 C é colocada no centro da cavidade. A carga total na superfície externa da casca é
a) -7 C
b) -3 C)
c) 0 C
d) +3 C)
e) +7 C)

Passo 1

Vamos lá! O enunciado fala sobre uma carga de colocada em uma casca esférica condutora e uma partícula com carga de no centro da cavidade. Nosso objetivo é descobrir qual é a carga total na superfície externa da casca. Vamos precisar entender um pouquinho sobre condutores e como as cargas se distribuem neles.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que em um condutor em equilíbrio eletrostático, as cargas se distribuem de maneira que o campo elétrico dentro do material condutor seja zero. Isso significa que se colocarmos uma carga dentro da cavidade de um condutor, ela vai induzir cargas na superfície interna e na superfície externa da casca.

Passo 3

No nosso caso, temos uma partícula com carga no centro da cavidade. De acordo com a teoria, essa carga vai induzir uma carga igual e oposta na superfície interna da casca. Então, a superfície interna vai ter uma carga de para neutralizar a presença da carga central e manter o campo elétrico no material condutor igual a zero.

Passo 4

Agora, a casca como um todo tem uma carga líquida de Carga na superfície externa = Carga total - Carga na superfície interna = 10,C - 3,C = 7,C . Essa carga total é a soma das cargas na superfície interna e na superfície externa. Já sabemos que a superfície interna tem uma carga de , então podemos calcular a carga na superfície externa subtraindo essa carga total da carga na superfície interna:
íí

Resposta

A carga total na superfície externa da casca é +7 C.

Exercícios relacionados

Qual dos valores a seguir NÃO pode ser a carga elétrica de um objeto?
a) 8 times 10^-20 C
b) 8 times 10^-19 C
c) 8 times 10^-18 C
d) 8 times 10^-17 C
e) 8 times 10^-16 C
Para carregar positivamente um objeto neutro, é preciso:
a) Acrescentar nêutrons
b) Remover nêutrons
c) Acrescentar elétrons
d) Remover elétrons
e) Aquecer o objeto para que ele mude de fase
Uma placa quadrada de cobre com lados de 50,0 cm sem carga líquida é colocada em uma região de campo elétrico uniforme de 80,0 kN / C orientado perpendicularmente à placa. Descreva qualitativamente o que ocorre com o sistema quando a placa é colocada na região com o campo elétrico.
Um isolante elétrico é um material
a) Que não contém elétrons
b) No qual os elétrons não se movem com facilidade
c) Que possui mais elétrons que prótons na superfície
d) Que não pode ser um elemento químico
e) Que deve ser um cristal