Um casal deseja ter 2 filhos. Considerando que ter um filho ou uma filha são equiprováveis, qual é a probabilidade de ambos os filhos serem do sexo masculino?
Passo 1
Primeiro, vamos entender o problema. Um casal quer ter 2 filhos e sabemos que ter um filho ou uma filha tem a mesma chance, ou seja, são eventos equiprováveis. Nosso objetivo é calcular a probabilidade de que ambos os filhos sejam do sexo masculino. Para resolver isso, vamos usar conceitos básicos de probabilidade.
Passo 2
Vamos listar todas as possíveis combinações de sexo para os dois filhos. Cada filho pode ser menino (M) ou menina (F), então as combinações são:
- M, M
- M, F
- F, M
- F, F
Passo 3
Agora, vamos calcular a probabilidade de cada uma dessas combinações ocorrer. Como os eventos são equiprováveis e independentes, cada combinação tem a mesma chance de acontecer. Como há 4 combinações possíveis, a probabilidade de cada uma é:
Passo 4
Queremos saber a probabilidade de ambos os filhos serem do sexo masculino, ou seja, a combinação M, M. Como essa é apenas uma das 4 combinações possíveis, a probabilidade é:
Resposta
A probabilidade de ambos os filhos serem do sexo masculino é de $ \frac{1}{4} $ ou 25%.