Em um cenário de inflação, qual das seguintes afirmativas é verdadeira ao utilizar o método PEPS? 0 CMV será mais alto, o que resulta em menor lucro contábil.
Passo 1
Vamos resumir o que foi pedido: estamos analisando uma situação de inflação e queremos entender se, ao usar o método PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair), o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) será mais alto, resultando em um lucro contábil menor. Para resolver isso, vamos precisar entender como o método PEPS funciona e como a inflação afeta os custos e os lucros.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é o método PEPS. PEPS, ou FIFO em inglês (First In, First Out), é um método de avaliação de estoque onde as primeiras mercadorias que entram no estoque são as primeiras a serem vendidas. Ou seja, os itens mais antigos são contabilizados primeiro no CMV.
Passo 3
Agora, vamos considerar o cenário de inflação. Em tempos de inflação, os preços dos produtos tendem a subir ao longo do tempo. Com o método PEPS, como usamos os custos mais antigos (que são menores) para calcular o CMV, o CMV será menor comparado a métodos que usam custos mais recentes e mais altos.
Passo 4
Se o CMV é menor, isso significa que o lucro contábil será maior, já que a diferença entre as receitas e os custos será maior. Portanto, a afirmação de que “CMV será mais alto, o que resulta em menor lucro contábil” está incorreta quando se utiliza o método PEPS em um cenário de inflação.
Resposta
A afirmação está incorreta. Usando o método PEPS em um cenário de inflação, o CMV será menor, resultando em um lucro contábil maior.
Exercícios relacionados
Qual é o conceito do método PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair)?
Em um cenário de inflação, qual das seguintes afirmativas é verdadeira ao utilizar o método PEPS? 0 estoque final será avaliado a um valor inferior ao do CMV.
Em um cenário de inflação, qual das seguintes afirmativas é verdadeira ao utilizar o método PEPS? 0 CMV será menor, aumentando o lucro bruto e o valor dos estoques remanescentes.