Considere a raça Nelore e Defina:
sistema de produção (intensivo, extensivo), fase (ciclo completo, cria, recria…) e produto;

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão sobre a raça Nelore. O que a gente precisa definir aqui é o sistema de produção (se é intensivo ou extensivo), a fase (como ciclo completo, cria, recria, etc.) e o produto relacionado a essa raça. Para isso, vamos precisar entender um pouco sobre manejo de gado e as características específicas do Nelore.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o sistema de produção. Existem dois principais tipos: intensivo e extensivo. No sistema intensivo, o gado fica em áreas menores, com manejo mais próximo, alimentação controlada e maior investimento em infraestrutura. Já no sistema extensivo, o gado tem mais espaço para pastar livremente, com menor intervenção humana. A raça Nelore, que é muito adaptada a climas quentes e pastagens de baixa qualidade, geralmente é criada em sistema extensivo, aproveitando grandes áreas de pasto.

Passo 3

Agora, vamos definir as fases de produção. As principais fases são:
  • Ciclo completo: onde a fazenda cria todo o gado, desde a criação dos bezerros até o engorda para abate.
  • Cria: focada no nascimento e cuidado inicial dos bezerros.
  • Recria: nessa fase, os animais crescem até atingirem um peso adequado para o engorda.
No caso do Nelore, é comum trabalhar com o ciclo completo, aproveitando a capacidade da raça de aproveitar bem os recursos disponíveis e se desenvolver em diferentes fases com menos intervenção.

Passo 4

Por fim, vamos falar sobre o produto dessa criação. Com a raça Nelore, o principal produto é a carne bovina, reconhecida por sua qualidade e adaptação a mercados que buscam carne com bom desempenho de ganho e resistência a doenças. Além disso, o Nelore também pode ser usado para reprodução, contribuindo para o melhoramento genético de rebanhos.

Resposta

Para a raça Nelore:
  • Sistema de produção: Extensivo
  • Fase: Ciclo completo
  • Produto: Carne bovina de alta qualidade

Exercícios relacionados

Explique a diferença entre diferença esperada na progênie (DEP) direta e DEP materna. Dê exemplo de característica que pode ser avaliada por meio de DEP direta e DEP materna.
Defina Diferença Esperada na Progênie (DEP) no contexto do melhoramento animal e como ela pode ser usada para tomar decisões de seleção em programas de melhoramento animal.
Qual a diferença entre herdabilidade no sentido restrito e amplo? Qual deve ser utilizada para a seleção animal e por quê?
Defina correlação genética? Como ela pode ser usada no melhoramento animal? Quais são os benefícios e desvantagens potenciais das correlações genéticas? Citar exemplos.