Explique a diferença entre diferença esperada na progênie (DEP) direta e DEP materna. Dê exemplo de característica que pode ser avaliada por meio de DEP direta e DEP materna.
Passo 1
O exercício pede para explicar a diferença entre a Diferença Esperada na Progênie (DEP) direta e a DEP materna. Vamos trabalhar com conceitos de genética quantitativa e seleção genética. Para resolver, vamos precisar entender o que cada tipo de DEP representa e identificar exemplos de características que podem ser avaliadas por cada uma delas.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é DEP direta. A DEP direta refere-se à contribuição genética que um indivíduo transmite diretamente para sua progênie. Ela está relacionada aos genes que o próprio organismo possui e que são passados para a próxima geração. Basicamente, é a parte da herança que vem diretamente do pai ou da mãe.
Passo 3
Agora, vamos ver o que é DEP materna. A DEP materna engloba não só a contribuição genética direta da mãe, mas também os efeitos indiretos que a mãe tem sobre a progênie, como o ambiente uterino, cuidados pós-natais e outros fatores que podem influenciar o desenvolvimento dos descendentes. Portanto, a DEP materna inclui tanto os genes herdados quanto as influências ambientais proporcionadas pela mãe.
Passo 4
Para exemplificar, vamos considerar duas características: produção de leite em vacas e a resistência a doenças em plantas.
-
DEP direta: No caso da produção de leite, a DEP direta seria a contribuição genética da vaca para a quantidade de leite que suas filhas irão produzir, baseando-se nos genes herdados.
-
DEP materna: Na resistência a doenças em plantas, a DEP materna poderia incluir não apenas os genes que a planta mãe transmite para suas crias, mas também fatores como a qualidade do ambiente em que a mãe cresceu, que pode influenciar a resistência das futuras plantas.
Resposta
A DEP direta refere-se à contribuição genética direta de um indivíduo para sua progênie através dos seus próprios genes. Já a DEP materna inclui tanto essa contribuição genética quanto os efeitos indiretos que a mãe exerce sobre o ambiente e o desenvolvimento da progênie. Por exemplo, a produção de leite pode ser avaliada por meio da DEP direta, já que está ligada aos genes herdados, enquanto a resistência a doenças pode ser avaliada pela DEP materna, considerando tanto os genes transmitidos quanto os fatores ambientais fornecidos pela mãe.
Exercícios relacionados
Defina Diferença Esperada na Progênie (DEP) no contexto do melhoramento animal e como ela pode ser usada para tomar decisões de seleção em programas de melhoramento animal.
Descreva as etapas da avaliação genética em uma espécie de produção animal (bovinos leiteiros, bovinos de corte, suíno, aves, peixes, etc.) em um cenário hipotético. Mencionando quais informações precisam ser coletadas, objetivos e critérios de seleção, formação de grupos de contemporâneos, etc.
Considere a raça Nelore e Defina:
sistema de produção (intensivo, extensivo), fase (ciclo completo, cria, recria…) e produto;
sistema de produção (intensivo, extensivo), fase (ciclo completo, cria, recria…) e produto;
Qual a diferença entre herdabilidade no sentido restrito e amplo? Qual deve ser utilizada para a seleção animal e por quê?