Descreva morfologicamente os pneumococos.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão pede para descrever morfologicamente os pneumococos. Isso está ligado à bacteriologia, especificamente à identificação das características físicas dessas bactérias. Para resolver isso, precisamos saber como os pneumococos se parecem ao microscópio, incluindo forma, agrupamento e outras estruturas importantes.
Passo 2
Primeiro, os pneumococos são conhecidos por serem bactérias Gram-positivas, o que significa que, após a coloração de Gram, elas ficam com uma coloração roxa. Isso acontece porque possuem uma parede celular espessa que retém o corante.
Passo 3
Eles têm formato de cócocos, ou seja, são esféricos. Além disso, os pneumococos geralmente se organizam em diplococos, formando pares. Essa disposição em pares facilita a identificação delas no laboratório.
Passo 4
Outra característica importante é a presença de uma cápsula polissacarídica ao redor da bactéria. Essa cápsula ajuda os pneumococos a evitarem a defesa do sistema imunológico, tornando-os mais virulentos.
Passo 5
Sob o microscópio, além da cápsula e do formato, os pneumococos mostram-se não móveis, ou seja, não possuem estruturas como flagelos para se moverem. Essa falta de motilidade também é uma característica diagnóstica.
Resposta
Os pneumococos são bactérias Gram-positivas, com formato esférico (cócocos) que se organizam geralmente em pares (diplococos). Possuem uma cápsula polissacarídica que as protege contra o sistema imunológico e são não móveis. Essas características morfológicas ajudam na identificação e compreensão da sua virulência.
Exercícios relacionados
Descreva morfologicamente os estreptococos.
Descreva morfologicamente os estafilococos.
Uma mistura gasosa contendo
de
de
e
estão a 300 K e 500 KPa , passará por um processo de limpeza por contato com um óleo não volátil num absorvedor de gás. O objetivo do processo é recuperar o líquido efluente tanto quanto possível dos hidrocarbonetos pesados na alimentação. Com estas informações, calcule:
c) A composição do gás na alimentação, expressa em termos da fração mássica de cada componente.
c) A composição do gás na alimentação, expressa em termos da fração mássica de cada componente.
Qual o agente etiológico da: Meningite Menigocócica?