Qual a estrutura da parede celular de bactérias Gram negativas?
Passo 1
Então, a pergunta é sobre como é estruturada a parede celular das bactérias Gram negativas. Vamos precisar entender um pouco sobre a coloração de Gram e os componentes das paredes celulares bacterianas para responder isso direitinho.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que as bactérias são divididas em dois grupos principais com base na coloração de Gram: Gram positivas e Gram negativas. Isso se dá pela diferença na estrutura de suas paredes celulares, que é o conjunto que envolve e protege a bactéria.
Passo 3
Nas bactérias Gram negativas, a parede celular é mais complexa comparada às Gram positivas. Ela possui uma camada externa adicional que muda completamente a sua estrutura e propriedades.
Passo 4
Essa camada externa extra é formada por lipopolissacarídeos (LPS), que são moléculas compostas por lipídeos e açúcares. O LPS atua como uma barreira protetora, ajudando a bactéria a resistir a certos antibióticos e ao sistema imunológico do hospedeiro.
Passo 5
Além disso, a parede celular das Gram negativas possui uma camada fina de peptidoglicano, que está localizada entre a membrana citoplasmática e a camada externa de LPS. O peptidoglicano fornece rigidez à célula, mas, por ser fina, não retém tão bem o corante na coloração de Gram, o que faz com que essas bactérias apareçam coradas de rosa ou vermelhas após o processo de coloração.
Resposta
A parede celular de bactérias Gram negativas é composta por uma camada fina de peptidoglicano situada entre a membrana citoplasmática e uma camada externa de lipopolissacarídeos (LPS), conferindo-lhes uma estrutura mais complexa e resiliente.
Exercícios relacionados
Cite as estruturas fundamentais da célula bacteriana.
Quais as características dos alimentos mais frequentemente envolvidos na DA causada pelo Vibrio parahaemolyticus?
Qual a função das Proteínas de Membrana Externa - OMPs da parece celular de bactérias Gram negativa?
Quais as principais funções da membrana celular das bactérias?