Faça um programa que leia o conteúdo de um arquivo e crie um arquivo com o mesmo conteúdo, mas com todas as letras minúsculas convertidas para maiúsculas. Os nomes dos arquivos serão fornecidos, via teclado, pelo usuário.
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa fazer um programa que lê o conteúdo de um arquivo e cria outro arquivo com o mesmo conteúdo, mas transformando todas as letras minúsculas em maiúsculas. Para isso, vamos usar conceitos básicos de manipulação de arquivos e transformação de texto em programação. Vamos precisar saber como abrir e ler arquivos, como escrever em arquivos novos e como converter letras de minúsculas para maiúsculas.
Passo 2
Primeiro, precisamos pedir ao usuário que nos forneça os nomes dos arquivos: um para ler e outro para escrever. Isso vai ser feito usando a função de entrada de dados, que permite ao usuário digitar os nomes quando o programa estiver rodando.
Passo 3
Com os nomes dos arquivos em mãos, vamos abrir o primeiro arquivo (o que vamos ler) no modo de leitura. No código, isso geralmente é feito usando uma função específica para abrir arquivos, passando o nome do arquivo e o modo de abertura (leitura, nesse caso).
Passo 4
Depois de abrir o arquivo para leitura, vamos ler todo o conteúdo dele. Isso pode ser feito lendo o arquivo inteiro de uma vez ou linha por linha, dependendo da linguagem de programação que estamos usando. Para simplificar, vamos ler todo o conteúdo de uma vez.
Passo 5
Agora que temos o conteúdo do arquivo, precisamos transformar todas as letras minúsculas em maiúsculas. Isso geralmente é feito usando uma função de transformação de texto que converte strings para maiúsculas. Por exemplo, em muitas linguagens, existe uma função chamada
toUpperCase()
ou similar.Passo 6
Com o texto já convertido para maiúsculas, vamos criar um novo arquivo para escrever esse conteúdo modificado. Abrimos o segundo arquivo no modo de escrita. Se o arquivo não existir, ele será criado.
Passo 7
Por último, escrevemos o conteúdo convertido no novo arquivo e fechamos ambos os arquivos para garantir que tudo foi salvo corretamente.
Passo 8
arquivo_leitura = input("Digite o nome do arquivo para leitura: ")
arquivo_escrita = input("Digite o nome do arquivo para escrita: ")
arquivo_escrita = input("Digite o nome do arquivo para escrita: ")
Passo 9
with open(arquivo_leitura, ‘r’) as ler:
conteudo = ler.read()
conteudo = ler.read()
Passo 10
conteudo_maiusculas = conteudo.upper()
Passo 11
with open(arquivo_escrita, ‘w’) as escrever:
escrever.write(conteudo_maiusculas)
escrever.write(conteudo_maiusculas)
print(f"Conteúdo convertido e salvo em {arquivo_escrita} com sucesso!")
Esse programa solicita os nomes dos arquivos, lê o conteúdo do primeiro, converte todas as letras para maiúsculas e salva no segundo arquivo.
Resposta
Aqui está um exemplo de como o programa pode ser implementado em Python: