Faça um programa que leia um vetor de 10 caracteres, e diga quantas consoantes foram lidas. Imprima as consoantes.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado pede para a gente criar um programa que leia um vetor (ou array) de 10 caracteres, identifique quantas consoantes foram lidas e, além disso, imprima essas consoantes. Então, vamos precisar entender como trabalhar com vetores, como ler caracteres, como identificar se um caractere é uma consoante e, por fim, como contar e imprimir essas consoantes.

Passo 2

Primeiro, precisamos criar um vetor para armazenar os 10 caracteres que o usuário vai inserir. Em programação, um vetor é como uma lista que guarda vários valores, e no nosso caso, vamos guardar caracteres (letras). Dependendo da linguagem que usamos, isso pode ser feito de diferentes maneiras, mas a ideia é ter um espaço para guardar cada letra que o usuário digitar.

Passo 3

Depois de ler os caracteres, temos que identificar quais deles são consoantes. Consoantes são letras que não são vogais. As vogais são A, E, I, O, U (e às vezes Y, dependendo do contexto). Então, qualquer letra que não seja uma dessas é uma consoante. Precisamos verificar cada letra do vetor para ver se ela não é uma vogal.

Passo 4

Para contar as consoantes, vamos usar uma variável que começa em zero. Cada vez que encontrarmos uma consoante, vamos aumentar esse contador em um. Assim, no final, teremos o total de consoantes que foram lidas.

Passo 5

Além de contar, precisamos também imprimir as consoantes que encontramos. Para isso, podemos armazená-las em outro vetor ou simplesmente imprimir cada uma à medida que as identificamos como consoantes.

Passo 6

caracteres = []

Passo 7

for i in range(10):
char = input(f"Digite o caractere {i+1}: ").strip().upper()
caracteres.append(char)

Passo 8

vogais = [‘A’, ‘E’, ‘I’, ‘O’, ‘U’]

Passo 9

consoantes = []
contador = 0
for char in caracteres:
if char.isalpha() and char not in vogais:
consoantes.append(char)
contador += 1

Passo 10

print(f"Quantidade de consoantes lidas: {contador}")
print(“Consoantes:”, ’ '.join(consoantes))

**Exemplo de execução:**
Digite o caractere 1: B
Digite o caractere 2: a
Digite o caractere 3: C
Digite o caractere 4: e
Digite o caractere 5: D
Digite o caractere 6: i
Digite o caractere 7: F
Digite o caractere 8: o
Digite o caractere 9: G
Digite o caractere 10: u
Quantidade de consoantes lidas: 5
Consoantes: B C D F G

Nesse exemplo, o programa leu 10 caracteres, identificou 5 consoantes (`B`, `C`, `D`, `F`, `G`) e imprimiu tanto a quantidade quanto as próprias consoantes.

Resposta

Aqui está um exemplo de como esse programa pode ser feito em Python:

Exercícios relacionados

Faça uma função recursiva que receba um vetor como parâmetro e retorne o maior elemento do vetor.
Crie um tipo de registro TEMPO que contenha os seguintes campos: Horas e Minutos. Faça uma função que receba um número inteiro que representa um intervalo de tempo medido em minutos e devolva o correspondente número de horas e minutos (por exemplo, converte 131 minutos em 2 horas e 11 minutos).
Interface da função:
struct tempo converteTempo(int minutos) {}
Leia um vetor de 20 posições. Imprima a soma dos elementos do vetor; a média dos elementos do vetor; e quantos elementos são maiores do que a média dos elementos do vetor.
Faça uma função recursiva que receba um inteiro como parâmetro e imprima a sequência de Fibonacci.