Fazer os esquemas multifilar e unifilar de uma instalação elétrica contendo: 1 relé de impulso bipolar, 6 lâmpadas incandescentes
cada, 5 pulsadores (botões de campainha).
Passo 1
Beleza, vamos por partes! O enunciado pede para a gente fazer dois tipos de esquemas elétricos: o multifilar e o unifilar, para uma instalação que tem 1 relé de impulso bipolar, 6 lâmpadas incandescentes de 60 W e 127 V cada, e 5 pulsadores (botões de campainha). Vamos precisar entender um pouco sobre diagramas elétricos, componentes como relés e pulsadores, e como calcular a carga total para organizar tudo direitinho.
Passo 2
Primeiro, vamos calcular a potência total das lâmpadas para entender qual a carga que elas representam. Cada lâmpada é de 60 W, então para 6 lâmpadas:
Isso nos ajuda a dimensionar os fios e os dispositivos de proteção que vamos usar.
Passo 3
Agora, vamos entender o que é um relé de impulso bipolar. Esse componente é usado para controlar a iluminação, permitindo ligar e desligar as lâmpadas a partir dos pulsadores. Como é bipolar, ele pode operar com dois pulsadores ou em dois circuitos diferentes.
Passo 4
Os pulsadores são os botões que você vai pressionar para ligar ou desligar as luzes. No caso, temos 5 pulsadores, o que significa que podemos ter múltiplos pontos de controle para as lâmpadas.
Passo 5
Vamos começar a desenhar o esquema multifilar. Esse tipo de esquema mostra todos os fios do circuito, detalhando cada conexão.
- Fonte de energia: Começa com a rede elétrica de 127 V.
- Disjuntor: Protege o circuito contra sobrecargas.
- Relé de impulso bipolar: Vai controlar as lâmpadas com os pulsadores.
- Pulsadores: Cinco botões conectados ao relé para controlar a iluminação.
- Lâmpadas: As seis lâmpadas ligadas em paralelo para manter a mesma tensão de 127 V.
Cada componente está conectado por fios específicos, e no esquema multifilar, todos esses fios são representados individualmente.
Passo 6
Agora, vamos para o esquema unifilar. Esse esquema simplifica o desenho mostrando apenas as principais conexões com uma única linha representando todos os fios.
- Fonte de energia: Representada por uma única linha entrando.
- Disjuntor: Ligado diretamente à fonte.
- Relé de impulso bipolar: Conectado ao disjuntor.
- Pulsadores: Cinco pontos de controle conectados ao relé.
- Lâmpadas: Seis lâmpadas ligadas em paralelo, representadas por um único símbolo.
Aqui, não mostramos cada fio individualmente, mas sim as conexões principais entre os componentes.
Resposta
Prontinho! Fizemos os esquemas multifilar detalhando todas as conexões dos fios entre o relé, pulsadores e lâmpadas, e o esquema unifilar simplificado mostrando as principais ligações do circuito. Com isso, você consegue visualizar e planejar a instalação elétrica dessas luzes controladas por múltiplos pulsadores usando o relé de impulso bipolar.
Exercícios relacionados
Fazer os esquemas multifilar e unifilar de uma instalação elétrica contendo: 1 relé de impulso unipolar, 4 lâmpadas incandescentes 60W-127V cada, 5 pulsadores (botões de campainha).
Fazer os esquemas multifilar e unifilar de uma instalação elétrica contendo: 1 interruptor de minuteria
lâmpadas incandescentes 60 W 127 V cada, 2 botões de minuteria (pulsadores ou botões de campainha).
Fazer os esquemas multifilar e unifilar de uma instalação elétrica contendo: 1 relé de impulso tripolar, 9 lâmpadas incandescentes
cada, 8 pulsadores (botões de campainha).
Fazer os esquemas multifilar e unifilar de uma instalação elétrica contendo: 1 relé de impulso bipolar, 8 lâmpadas fluorescentes 40 W cada, 4 reatores
- 127 V e 6 pulsadores.