Leia o capítulo 11 (Bens Públicos e Recursos Comuns) do livro Introdução à Economia (Gregory Mankiw) e responda às seguintes questões:
Defina bem público e dê um exemplo. O mercado privado pode proporcionar esse bem por si só? Explique.

Passo 1

Beleza, então a questão pede para a gente definir o que é um bem público, dar um exemplo e explicar se o mercado privado consegue fornecer esse bem sozinho. Estamos falando do conteúdo de Bens Públicos e Recursos Comuns da economia, que envolve entender características específicas desses bens e como o mercado funciona com relação a eles.

Passo 2

Primeiro, vamos definir bem público. Um bem público é aquele que possui duas características principais: não-exclusividade e não-rivalidade.
  • Não-exclusividade significa que não dá para impedir ninguém de usar o bem. Mesmo quem não paga pode aproveitar.
  • Não-rivalidade quer dizer que o uso de uma pessoa não diminui a disponibilidade para outra.
Um exemplo clássico de bem público é o farol marítimo. Todos os navios conseguem ver a luz do farol para se guiarem, sem que um navio queuse o farol impeça outro de utilizá-lo.

Passo 3

Agora, vamos pensar se o mercado privado pode fornecer esse tipo de bem sozinho. A resposta geralmente é não. Isso acontece por causa do que a gente chama de problema do free-rider.
O problema do free-rider é quando as pessoas podem se beneficiar do bem público sem pagar por ele. Como o bem não é exclusivo, ninguém quer ou precisa pagar para usá-lo, esperando que outros paguem e, mesmo assim, aproveitem o benefício. Isso faz com que o mercado privado não tenha incentivo suficiente para produzir o bem, já que não consegue garantir retorno financeiro.

Passo 4

Devido a esse problema, geralmente é necessário que o governo intervenha para fornecer bens públicos. O governo pode financiar esses bens através de impostos, garantindo que todos contribuam e, assim, o bem seja disponibilizado para todos.

Resposta

Um bem público é um bem que é não-exclusivo e não-rival no consumo, como um farol marítimo. O mercado privado geralmente não consegue fornecer esse tipo de bem por si só devido ao problema do free-rider, onde indivíduos podem se beneficiar sem pagar, desincentivando a produção privada. Por isso, a intervenção governamental costuma ser necessária para garantir a oferta adequada de bens públicos.

Exercícios relacionados