Primeira Lei da Termodinâmica
Resumo
Fala aí, bora começar a entender a primeira Lei da Termodinâmica?
Para começarmos a falar da primeira lei da termodinâmica é preciso primeiro entender três conceitos: trabalho, calor e energia interna.
Trabalho
Imagina que temos um balde de tinta parado no chão, ou seja, a sua velocidade é zero e portanto sua energia cinética é zero também. Mas, precisamos tirar o balde de tinta dali e pra isso começamos a arrastá-lo até que ele atinge uma velocidade de
A energia do bloco passou de zero para 2 vezes a sua massa.
O QUE? Como isso é possível? De onde veio essa energia a mais?
Calma, calma. A energia sempre se conserva, o que aconteceu é que quando a gente aplicou uma força no balde para arrastá-lo a agente transferiu energia para o bloco e por isso ele ficou com uma energia maior, sacou?
E é exatamente isso que chamamos de trabalho, a transferência de energia entre corpos devido a atuação de uma força.
Agora uma observação importante:
Quem empurra o balde é quem realiza o trabalho. Assim, podemos dizer que a pessoa realizou trabalho sobre o balde.
O trabalho recebe sinais matemáticos diferentes dependendo do corpo que estamos olhando. Se olhar para a pessoa que empurrou, o trabalho é positivo, mas se olharmos o balde, o trabalho é negativo.
Lembra que o trabalho é sempre positivo "em quem" realiza o trabalho e é negativo "em que sofre" o trabalho.
Outra coisinha: Representamos o trabalho com a letra
Calor
O calor é uma forma de transferência de energia, assim como o trabalho, mas esse ocorre devido a diferença de temperatura entre os corpos.
Imagina que você acabou de fazer um arroz bem gostoso, a panela ainda está quente e você precisa lavar. O que você faz primeiro?
Coloca a panela na pia e joga aguá fria nela, não é mesmo? Você sabe que isso funciona, que a panela vai esfriar e você vai conseguir lavar. Mas porque isso acontece?
Isso acontece justamente porque a diferença de temperatura entre a água e a panela impulsiona a transferência de energia na forma de calor e assim, a panela sede energia para a água até que as duas fiquem com temperaturas iguais.
Legal saber que a termodinâmica está nas coisas mais simples do nosso dia a dia, não é?
Ahhh importante: Usamos a letra
Energia Interna
Esse conceito aqui é bem rapidinho.
Energia interna é toda a energia armazena em um sistema. Imagina então que uma panela com água é o nosso sistema. A energia interna do sistema é toda a energia que está armazenada ali dentro, belezinha?
Usamos a letra
Agora sim podemos falar sobre a 1° lei da termodinâmica.
Primeira Lei da Termodinâmica
Agora sim vamos ao que interessa!! hahaha
A primeira lei da termodinâmica é a lei da conservação da energia.
Como assim?
Olha, a gente sabe que energia não se cria, nem se perde, ela se conserva. Então, imagina que estamos analisando um sistema e inicialmente ele tinha uma energia interna
Se a energia se conserva a única maneira da energia interna do sistema se modificar é através da transferência de energia. Desse modo, o sistema pode perder ou ganhar energia na forma de calor ou trabalho.
E é exatamente isso que diz a primeira lei, que a variação de energia interna
Matematicamente, temos:
Então, pensa comigo:
- A energia interna aumenta quando o sistema "sofre" trabalho
e absorve calor; - A energia interna diminui quando o sistema realiza trabalho
e cede calor;
Tranquilo, não é mesmo?
Mas não acaba por aqui não hahaha
Tem muitas outras coisas que você pode aprender sobre trabalho, calor e primeira lei da termodinâmica. E sabe qual é o melhor? Você não precisa ficar procurando por aí todo esse conteúdo, porque nós temos tudoooo aquiii...
Só confere o nosso Raio-X aqui em seguida, veja o nosso conteúdo todo organizado e separado, pensando sempre no melhor para seu estudo e aprendizado. Eu tenho certeza que não vai se arrepender 😉 👇🏽