Leia um vetor de 16 posições e troque as 8 primeiras posições pelas 8 últimas posições. Imprima o vetor original e o vetor trocado.

Passo 1

Vamos resolver um exercício que envolve manipulação de vetores (ou arrays) em programação. Precisamos ler um vetor com 16 posições, trocar as 8 primeiras posições pelas 8 últimas posições e, por fim, imprimir tanto o vetor original quanto o vetor trocado. Para isso, vamos precisar entender como acessar elementos específicos de um vetor e como realizar a troca entre partes dele.

Passo 2

Primeiro, vamos criar um vetor com 16 elementos. Esse vetor pode conter números, letras ou qualquer outro tipo de dado. Por exemplo, podemos ter um vetor com números de 1 a 16.

Passo 3

Em seguida, precisamos identificar as duas partes que vamos trocar: as primeiras 8 posições e as últimas 8 posições. Nas linguagens de programação, as posições de um vetor geralmente começam no índice 0, então as posições vão de 0 a 15.

Passo 4

Para trocar as duas partes do vetor, vamos usar um loop que percorre as primeiras 8 posições. Para cada posição (de 0 a 7), vamos trocar o elemento na posição com o elemento na posição .

Passo 5

Durante a troca, precisamos usar uma variável temporária para armazenar o valor de um dos elementos, evitando assim que um valor seja sobrescrito. Por exemplo:

Passo 6

Depois de realizar todas as trocas, teremos o vetor original com as primeiras 8 posições trocadas pelas últimas 8 posições. Agora, podemos imprimir o vetor original e o vetor trocado para verificar se a operação foi realizada corretamente.

Resposta

Após realizar as trocas, o vetor original terá suas primeiras 8 posições substituídas pelas últimas 8 posições e vice-versa. Por exemplo, se o vetor original fosse:
O vetor trocado ficará:

Exercícios relacionados

Leia uma frase e imprima o total de vogais, o total de brancos e o total do resto.
Crie a função mat_transposta(matriz). A função deve receber uma matriz genérica bidimensional, de qualquer tamanho (não necessariamente quadrada) e retornar a matriz transposta, sem alterar a matriz original.
Crie a função multiplica_matriz(mat1, mat2) que deve retornar o produto de duas matrizes bidimensionais genéricas, sem alterar as matrizes originais. A função deve imprimir uma mensagem de erro e retornar um vetor vazio ([]) caso não for possível realizar o produto das duas matrizes.