Na organogênese rudimentar, cada folheto embrionário dará origem a certas determinadas estruturas. Cite cada um destes folhetos e as estruturas que serão formadas:
Passo 1
Beleza, vamos resolver essa questão sobre organogênese rudimentar! Basicamente, precisamos identificar os folhetos embrionários e as estruturas que cada um forma. Para isso, vamos usar o conhecimento sobre os três folhetos principais durante o desenvolvimento embrionário: ectoderma, mesoderma e endoderma.
Passo 2
Primeiro, o ectoderma é o folheto externo. Ele é responsável por formar estruturas como a pele, o sistema nervoso (incluindo o cérebro e a medula espinhal) e partes dos sentidos (como olhos e ouvidos).
Passo 3
Depois, temos o mesoderma, que é o folheto intermediário. Esse folheto dá origem a várias estruturas importantes, como os músculos, o sistema esquelético (ossos e cartilagens), o sistema circulatório (coração e vasos sanguíneos), além dos rins e dos gônadas (ovários e testículos).
Passo 4
Por último, está o endoderma, o folheto interno. Ele forma órgãos internos como o sistema digestivo (estômago, intestinos, fígado) e o sistema respiratório (pulmões, traqueia). Além disso, o endoderma também contribui para a formação de outras estruturas internas como a bexiga e partes do sistema endócrino.
Resposta
Os folhetos embrionários e as estruturas que cada um forma na organogênese rudimentar são:
- Ectoderma: forma a pele, o sistema nervoso, e os órgãos sensoriais.
- Mesoderma: forma os músculos, o sistema esquelético, o sistema circulatório, os rins e as gônadas.
- Endoderma: forma o sistema digestivo, o sistema respiratório, a bexiga e partes do sistema endócrino.