Um pesquisador afirma ter descoberto uma forma variante de glicogênio. A variação é que ele possui bem poucas ramificações (a cada 50 resíduos de glicose aproximadamente) e que as ramificações têm apenas três resíduos de comprimento. Você acredita nesse pesquisador? Por quê?
Passo 1
Beleza, primeiro vamos entender o que a pergunta está nos dizendo. Um pesquisador descobriu uma versão diferente do glicogênio, que é uma molécula de reserva de energia no nosso corpo. A diferença dessa versão é que ela tem menos ramificações: a cada cerca de 50 resíduos de glicose, tem uma ramificação menor, com apenas três resíduos de glicose. Vamos analisar se isso faz sentido com o que sabemos sobre o glicogênio para decidir se acredito nessa descoberta.
Passo 2
Para isso, precisamos conhecer a estrutura normal do glicogênio. O glicogênio é uma molécula ramificada formada por cadeias de glicose. Normalmente, as ramificações acontecem a cada 8 a 12 resíduos de glicose e cada ramificação tem cerca de 12 resíduos. Essas ramificações são importantes porque permitem que o glicogênio seja rapidamente quebrado para liberar energia quando o corpo precisa.
Passo 3
Agora, vamos comparar com a versão que o pesquisador descobriu. Ele diz que as ramificações acontecem a cada 50 resíduos, o que é muito menos frequente do que o normal (8 a 12). Além disso, cada ramificação tem apenas três resíduos, muito menor que os 12 habituais.
Passo 4
Essa diferença na quantidade e no tamanho das ramificações afetaria como o glicogênio funciona no corpo. Com menos ramificações e ramificações menores, a molécula seria menos compacta e levaria mais tempo para liberar glicose quando o corpo precisa de energia rapidamente. Isso não condiz com a eficiência necessária para a função do glicogênio como reserva rápida de energia.
Passo 5
Além disso, a estrutura altamente ramificada do glicogênio é bem conservada nos organismos porque oferece vantagens funcionais claras. Alterações tão grandes nessa estrutura provavelmente afetariam negativamente a capacidade do glicogênio de atender às necessidades energéticas do organismo de forma eficiente.
Resposta
Com base nisso, eu duvido da veracidade da descoberta desse pesquisador, pois a estrutura do glicogênio que ele descreveu não parece funcionalmente viável comparada à estrutura conhecida e bem estabelecida do glicogênio.
Exercícios relacionados
Por que é essencial que os mecanismos que ativam a síntese de glicogênio também desativem a glicogênio fosforilase?
Um dado metabólito pode seguir mais de uma via metabólica. Liste todos os possíveis destinos da glicose-6-fosfato em:
uma célula muscular.
uma célula muscular.
Faça um resumo da cascata de transdução de sinais para a degradação do glicogênio no músculo.
Explicar se a velocidade da reação é proporcional à concentração de I- (iodeto). Comparar as corridas cinéticas que envolveram diferentes quantidades desse reagente.