(Segunda Lei de Newton) Admita que o motor de um carro desenvolva uma força máxima de 15.000N. Na ausência de quaisquer outras forças atuantes, qual é a aceleração máxima que essa força pode produzir em um carro de 1250 kg ?

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão fala sobre a Segunda Lei de Newton, que trata de como forças afetam a aceleração de um objeto. Aqui, temos um motor que desenvolve uma força máxima de 15.000 N e queremos descobrir qual é a aceleração máxima que essa força pode produzir em um carro que pesa 1250 kg. Para isso, vamos usar a fórmula da Segunda Lei de Newton.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar a Segunda Lei de Newton. Ela diz que a força resultante que age sobre um objeto é igual à massa desse objeto multiplicada pela sua aceleração. Em fórmula, isso fica assim:
Onde:
  • é a força,
  • é a massa,
  • é a aceleração.

Passo 3

Nosso objetivo é encontrar a aceleração ( ). Para isso, vamos isolar na fórmula. Fazendo isso, teremos:

Passo 4

Agora, vamos substituir os valores que temos na fórmula. Sabemos que a força ( ) é 15.000 N e a massa ( ) é 1250 kg. Substituindo:

Passo 5

Vamos fazer a divisão para encontrar o valor da aceleração:

Resposta

A aceleração máxima que o motor pode produzir é de 12 m/s².

Exercícios relacionados

(Massa e Peso) Qual é o peso na Terra de um lutador que possui uma massa de 120 kg
(Segunda Lei de Newton) Qual é a aceleração de um carro de 2000 kg se a força resultante atuante sobre ele é de 4000 N ?
(Massa e Peso) Um atum rabilho possui uma massa de 250 kg. Qual é o seu peso?
(Diagrama de Corpo Livre) Construa o diagrama de corpo livre de uma pessoa empurrando uma caixa em um piso liso a uma velocidade continuamente crescente. Despreze o atrito entre a caixa e o piso liso.